O que você achou do que leu no portal? Comente

Entrevista do Reitor da FURB

 


Creio que a análise do reitor João Natel seja muito pessimista quanto à situação do "mercado" do ensino superior (clique aqui e confira a entrevista do reitor da Furb para o AEF).


Ainda que a demanda do sistema ACAFE possa estar caindo - não consegui confirmar essa informação - me parece meio claro que não existe, no geral, problemas de demanda de vestibulandos. Ora, os números do INEP, divulgados hoje mesmo (http://is.gd/i6Ev5) apontam que o percentual de jovens com 19 anos que terminam o ensino médio só tem aumentado. (a tabela 4.4 mostra que a taxa de conclusão do ensino médio praticamente dobrou desde 1999).


Ainda que a estrutura da pirâmide etária tenha variado, a população aumentou, e em números absolutos acho que a variação é desprezível. Ainda assim, é significativo que apenas cerca de 8% dos concluintes do Ensino Médio cheguem ao ensino superior.


Dessa forma, concluo que não existe problema em si de demanda pelo ensino superior, e que a concorrência com outras instituições não poderia, por sí só, ameaçar a FURB. No entanto, é louvável a iniciativa de diversificar as receitas, embora atentando para o fato de que o caráter público também pode oferecer vantagens, principalmente no caso de prestação de serviços para outros órgãos do governo, prescindindo de licitação.


Comentário enviado pelo leitor Rui Fontoura (rui.fontoura@gmail.com), publicitário, de Blumenau.



Fonte: http://is.gd/i6Ev5




+ comentários
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal