Satélite chinês pode ter encontrado destroços de avião perdido
Quarta-Feira, 12 de Março de 2014

Imagem: Reprodução/CNN/Band

 

A CNN divulgou, nesta quarta-feira, imagens de um satélite chinês que mostram o que pode ser o avião do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde sexta-feira.

A imagem foi cedida pela administração estatal chinesa da Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional e data de 9 de março, de acordo com a emissora. Ela mostra o suposto local do acidente, que fica no sul do mar da China, não muito longe da trajetória do voo.

 

De acordo com o órgão, três objetos flutuantes suspeitos, com tamanhos de 13 por 18 metros, 14 por 19 metros e 24 por 22 metros, são vistos nas imagens.

 

Satélites

 

Satélites de observação da Terra pertencentes a 15 países estão procurando o avião desaparecido, em virtude de um acordo internacional. A Carta Internacional sobre o Espaço e as Grandes Catástrofes indicou em seu site que a China ativou este acordo internacional que data de 2000.

 

Por causa deste acordo, em casos de emergência, as 15 agências espaciais ou institutos nacionais signatários, pertencentes aos Estados Unidos, União Europeia, Japão, China, Ãndia, Argentina e Brasil, podem colocar seus satélites à disposição das operações de resgate.

Neste caso, estes satélites dedicados habitualmente à observação meteorológica ou à supervisão do meio ambiente, entre outras coisas, proporcionam imagens grátis da região afetada. "Agora se está usando a imaginologia para buscar rastros do avião, tanto antes como depois que desapareceu", indica o site.

 

A Carta foi ativada centenas de vezes, principalmente para organizar tarefas de resgate depois de desastres naturais, como inundações, tsunamis, ciclones ou terremotos – ela foi ativada em novembro, quando o supertufão Haiyan sacudiu as Filipinas.

(Da redação da Band)



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal