Governo do estado quer fazer mais com menos
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2016

Foto: Julia Voigt/ADR Blumenau

A Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau promoveu, no último dia 18, uma reunião para debater a implementação e a estruturação das novas Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). O novo formato foi apresentado pelo secretário de Planejamento do estado, Murilo Flores, a representantes das agências de Blumenau, Brusque, Itajaí, Timbó, Taió, Ibirama, Rio do Sul e Ituporanga.

A alteração de nomenclatura, de Secretaria para Agência, segue a Lei 16.795/2015, sancionada pelo governador Raimundo Colombo no dia 16 de dezembro de 2015 e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 17 do mesmo mês. Na prática, a proposta é de que as ADRs tenham um papel mais relevante na articulação entre as regiões e o governo do estado, mas a um custo menor de funcionamento. Cinco milhões a menos em todo o estado, aproximadamente.

E como isso será possível? Trabalhando com mais sinergia e eficiência. Foram cortados 100 dos 305 cargos comissionados que havia nas ADRs de todo o estado, mas, em contrapartida, criou-se um plano de atuação que pretende incluir outras estruturas e autarquias do estado, como Celesc e Casan, entre outras, no planejamento das ações das agências regionais.

Gestão

- Você precisa incluir outros agentes do poder público estadual no debate sobre as demandas mais importantes de cada região. Esse é o novo papel das ADRs, fazer a gestão do colegiado, aproximando os diferentes órgãos da máquina estadual - analisa o secretário de Planejamento do estado.

Hoje, destaca Flores, o estado recebe as demandas de forma muito difusa, ficando quase inviável identificar o que é prioritário.

- Recebemos diversas solicitações, mas quase todas pensadas apenas no âmbito municipal. Precisamos planejar de maneira mais global, levando em conta os aspectos e necessidades de cada região.

Uma das prioridades de atuação das novas SDRs, observa o secretário de Planejamento, deve ser a redução das desigualdades que ameaçam o equilíbrio social do estado.



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal