O prejuízo da intempérie e o da falta de planejamento
Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2017

Fotos: Gomes Jr./Fabrício Wolff

Que Blumenau está tendo despesas extras com os estragos causados pelos temporais dos últimos dias todos sabem – o município acaba de entregar, ao Governo do Estado e à União, declaração de emergência localizada, solicitando R$ 10 milhões para recuperar a região Sul da cidade. O fato não justifica, no entanto, a existência de buracos como o da rua São Sebastião (foto), no bairro Itoupava Norte, que atrapalha o trânsito no local há pelo menos três meses.

O que mais chama a atenção neste caso, no entanto, não é nem a existência do buraco, que está longe de ser exclusividade blumenauense na deficitária infraestrutura brasileira. O que salta aos olhos é a quantidade de vezes que ele precisa ser recuperado – duas por ano, para não ficar no estado em que aparece na foto acima. Será, portanto, que não valeria refazer a base do pavimento, resolvendo definitivamente o problema e evitando gastos frequentes de manutenção? Possivelmente, sim.

Não se trata de criticar esta ou aquela gestão, até porque não foi a atual que executou a obra, incluída no sistema viário que dá acesso à Via Expressa, a um shopping center e a áreas residenciais da Itoupava Norte. Trata-se de criticar uma política arraigada de administração, em que o provisório é sempre uma alternativa ao definitivo. Uma coisa, portanto, é o prejuízo provocado pela intempérie, outra o dano causado pela falta de planejamento.

Apoio

Para tratar dos estragos provocados pela chuva forte dos últimos dias (entre os quais queda de árvores como a da foto) o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe, reuniu-se com o secretário estadual de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e com o deputado federal João Paulo Kleinübing. Ele entregou o Formulário de Informação de Desastre (FID) e agora precisa aguardar a confirmação por parte do Governo do Estado, para, depois, obter a homologação da União.

– Acreditamos que tivemos um grande avanço e temos o apoio de parlamentares da região em busca dos recursos – observa Schrubbe



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal