Nasa pode privatizar telescópio Spitzer
Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017

Imagem: Nasa

Enquanto o Brasil mantém 151 empresas estatais responsáveis por um déficit anual de quase R$ 5 bilhões, que ajuda a inflar o rombo de R$ 139 bilhões que os cofres da União devem ter este ano, os EUA pensam em privatizar parte das atividades de sua poderosa e lendária Nasa, que estuda repassar para a iniciativa privada um dos seus telescópios espaciais mais famosos, o Spitzer. A transferência deve ocorrer partir de 2019, quando acabam os recursos que financiam as atividades do equipamento e da equipe que o acompanha.

A agência espacial norte-americana avalia as hipóteses de privatizar o equipamento emprestando-o para uma empresa particular ou para uma instituição acadêmica.

Descoberta

O telescópio Spitzer foi o responsável por descobrir o sistema Trappist-1, formado por sete planetas similares à Terra, com o maior número de corpos celestes potencialmente habitáveis na órbita de um sol.

Da redação da Band, com material da Ansa e edição do AeF



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal