Quando a Lei Rouanet cumpre seu objetivo
Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017

Foto: Divulgação

Você já viu e ouviu de perto um violino, um piano, uma flauta doce? Já acompanhou um concerto de orquestra? Pensando em quem nunca viveu esta experiência, foi criado o projeto Música no Vale Europeu, desenvolvido pela escola de música Espaço Kan com recursos da Lei Rouanet â€“ que permite a empresas financiar produções culturais em troca de benefício fiscalA ideia é aproximar a comunidade de Blumenau e região da música instrumental, gratuitamente.

As apresentações ocorrem nas terças-feiras às 18h40, quando a escola e seus alunos fazem ensaios abertos no Mausoléu Dr. Blumenau, no Centro da cidade, tocando instrumentos como piano, violino, flauta e violoncelo.

– São 30 alunos que participam dos ensaios abertos e cerca de 60 coralistas – explica Sérgio Stein, coordenador da escola e do projeto.

Ele observa que a música é um elemento cultural de valor para a sociedade e estimular sua aprendizagem, assim com sua visibilidade, são maneiras de colaborar para o desenvolvimento social do país.

A primeira etapa do projeto foi realizada em junho e culminou com uma apresentação gratuita no Teatro Carlos Gomes. A ideia para a segunda fase é a mesma: cativar a plateia nos ensaios para depois oferecer mais um concerto.

Cultura x Indústria Cultural

Quando se cria um dispositivo como a Lei Rouanet, espera-se que ela cumpra objetivos semelhantes ao do projeto executado pela escola de música blumenauense, entre outros que já levaram produção cultural de qualidade para os blumenauenses e seus vizinhos – sempre gratuitamente ou com baixo custo.

O que não se espera de um mecanismo de incentivo à cultura é que ele financie eventos da indústria cultural como shows de artistas consagrados, produções audiovisuais para consumo de massa ou literatice para pseudo-intelectuais de influência ideológica – muitos deles de altíssimo custo para o consumidor.

Que os blumenauenses agora ajudem a dar o retorno que se espera da iniciativa, prestigiando as boas práticas culturais e aprimorando o ambiente social da cidade.  



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal