Combate ao fumo é mais investimento do que gasto
Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2017

Fotos: Marcelo Martins/PMB

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau, em parceria com Organização Não Governamental, promoveu na última terça-feira ação de combate ao tabagismo no centro da cidade, trocando cigarros por frutas. A iniciativa, denominada Troque nicotina por vitamina, marcou o Dia Municipal de Combate ao Fumo, instituído em 2013 através de lei municipal.

Foram disponibilizados mais de 150 quilos de frutas, entre elas banana, laranja e maçã, doadas pelo Banco de Alimentos do município e pelo supermercado Angeloni. Se o volume de cigarro arrecadado não foi equivalente, a importância da mensagem foi até maior.

Investimento

Doenças ligadas ao tabagismo, principalmente o câncer e os distúrbios cardiovasculares, hoje estão entre as maiores fontes de gasto do sistema público se saúde, que precisa gastar milhões todos os anos para tratar pacientes que adoecem em função do cigarro.

Por isso a adoção de ações preventivas, que combatam o tabagismo tanto clínica quanto preventivamente, é mais investimento do que gasto. Lembrando que um doente não significa apenas custo para os cofres públicos, mas perda de produtividade para o país, algo especialmente danoso em uma nação com taxa de natalidade em declínio e média etária em crescimento, como o Brasil, que cada vez mais vai precisar da população adulta em sua força de trabalho.

Custo-benefício

Sem esquecer, claro, que tudo na vida é questão de custo-benefício, de forma que é preciso medir sempre a extensão do gasto executado e do resultado obtido. Se ficam dentro do limite tolerável, gera-se mais benefício do que custo. E vive-versa em caso contrário.

Quem quiser se divertir um pouco, pesquisando no portal da transparência ou em qualquer outra fonte de informação sobre este e outros gastos públicos, vai exercitar exemplarmente seu papel de cidadão. Visite o site da prefeitura, pergunte para o vereador em quem votou, ligue para a ouvidoria do Executivo. Faça qualquer coisa além de reclamar e dar opinião da rede social, embora também deva continuar fazendo isso.



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal