Incentivo à leitura, na biblioteca ou na praça
Segunda-Feira, 04 de Setembro de 2017

Foto: Marcelo Martins/PMB

"Um país se faz com homens e livros". A célebre frase é de Monteiro Lobato, escritor brasileiro que acreditava na força da leitura como formadora de mentalidades. Ações que busquem o apreço da população pela leitura, portanto, são muito importantes. Ao encontro disso, nesta segunda-feira foi entregue à comunidade a Praça da Leitura. O espaço projetado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tem área área total de 256 metros quadrados, área coberta para leitura, bancos, paraciclo e iluminação apropriada para uso do espaço à noite.  

Um dos destaques do lugar é uma estante para livros, onde os visitantes podem encontrar várias obras cedidas pela Fundação Cultural e também oferecidas pelos servidores da prefeitura de Blumenau.

Leitura em números

O estímulo à leitura é algo recomendado nas fases iniciais de alfabetização, mas a continuidade do hábito é sempre um desafio. De acordo com dados do Instituto Pró-Livro (IPL), 56% da população brasileira tem o costume de ler, sendo a Bíblia a leitura preferida entre 42% dos leitores. O estudo, feito em 2015, aponta ainda que os entrevistados disseram ter lido, em média, 2,54 livros nos últimos três meses, mas somente 1,06 foi lido até fim.

Segundo a pesquisa, para 81% dos leitores a casa ainda é o principal local de leitura, seguido pela sala de aula e bibliotecas. O espaço público teve um aumento, inclusive, se comparado ao mesmo estudo de 2011, quando 12% dos leitores disseram frequentar as bibliotecas - no levantamento recente o número subiu para 19%, evidenciando a crescente procura por espaços públicos para ler.

Parceria público-privada

O novo espaço público em Blumenau, na esquina das ruas Almirante Barroso e Engenheiro Paul Werner, só foi possível graças ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a empresa Electro Aço Altona S.A. e a prefeitura de Blumenau. A empresa foi responsável pela implantação da praça, na qual foram investidos cerca de R$ 117 mil reais, enquanto o município cedeu o terreno e, partir de agora, será responsável também pela manutenção do local, que busca aproximar a comunidade da leitura e incentivar a interação entre leitores.



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal