Apesar de queda no faturamento, Samae quer zerar déficit até fim do ano
Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017

Foto: Gomes Jr. Imagem: Reprodução Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau recebeu a imprensa nesta segunda-feira para anunciar que até o fim do ano pretende zerar o déficit de aproximadamente R$ 4,4 milhões da autarquia, apesar da queda no faturamento com distribuição de água tratada (imagem), que é o principal negócio da autarquia, e da retomada de investimentos em coleta, armazenamento e distribuição

Qual o segredo do ótimo resultado administrativo?  Uma renegociação dura de contratos com fornecedores, que precisaram rever suas margens em até 40%, e a redução da frota do Samae, que diminuiu o custo de manutenção e as perdas com depreciação de patrimônio.

– É um resultado que se destaca por ter sido obtido em um momento de crise, de queda de arrecadação e de dificuldade financeira dos municípios – observa o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes (à esq., na foto), atribuindo o feito ao trabalhado de todo o corpo administrativo e técnico do órgão.

Cinto

Agora é preciso torcer para que a austeridade administrativa continue quando a situação do país e da administração pública melhorar. Afinal, não adianta ser responsável agora para afrouxar o cinto e cair na dieta da caloria novamente mais adiante, pois o excesso de peso, a cada vez que volta, volta ainda pior.

Lixo

Na ocasião em que anunciaram o fim do déficit do Samae, o presidente da autarquia e o vice-prefeito Mario Hildebrandt (cada vez mais prefeito para 2018) também falaram sobre os projetos futuros da companhia e sobre novo atraso no processo de licitação da coleta de lixo, questionada judicialmente por um dos participantes do edital. O assunto está no Tribunal de Justiça e a expectativa é resolvê-lo ainda esta semana. Enquanto não se resolve, o serviço continuará sendo prestado em caráter emergencial pela atual prestadora.

 




+ Fotos
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal