Samae investe em armazenagem, mas consumidor precisa investir também
Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2017

Fotos: Marcelo Martins/PMB

A região Norte de Blumenau acaba de ganhar reforço sensível na oferta de água tratada. Com a inauguração de um novo reservatório no bairro Itoupava Central, na manhã desta quinta-feira, a capacidade de armazenamento da região passa de 2 milhões de litros para 5 milhões, reduzindo a possibilidade de desabastecimento para cerca de 60 mil moradores dos bairros Itoupava Central, Badenfurt, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Fidélis, Salto do Norte e Testo Salto.

De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Ãgua e Esgoto (Samae) o novo reservatório foi construído com tecnologia austríaca, com laterais em aço vitrificado para tornar o recipiente mais resistente e durável, além de garantir melhor controle sanitário. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões em recursos próprios do Samae.

Fornecimento

É sempre importante lembrar que Blumenau tem situação tranquila em relação à captação e tratamento de água. O problema está no armazenamento e na distribuição, bastante dificultada numa cidade de topografia acidentada e relevos de elevada altitude. Por isso o aumento da capacidade de estocagem de água tratada e a instalação de bombas para levá-la até as partes mais altas do município – frentes nas quais o Samae de Blumenau tem investido – são indispensáveis para garantir a regularidade do fornecimento a toda população da cidade.

Caixa d´água

Mas também é importante frisar que cada morador precisa fazer sua parte investimento na própria capacidade de armazenamento. Instalar uma caixa d´água custa menos do que muita gente imagina e pode garantir o abastecimento pelo tempo em que ocorrerem eventuais interrupções no fornecimento – em Blumenau isso não costuma ocorrer por períodos superiores a algumas horas, salvo em casos de enchente. Uma caixa de 500 litros garante água para três pessoas durante um dia inteiro, se for respeitada a cota de 150 litros por pessoa de consumo  a cada 24 horas, considerada racional por organismos internacionais.



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal