Rota do Lazer também é a rota da cultura em Blumenau
Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Foto: Divulgação

A Rota do Lazer, iniciativa que fecha a mais tradicional rua de Blumenau para transformá-la em um charmoso calçadão ao ar livre, ornamentado pela bela arquitetura de época do Centro da cidade, chegou ao sexto ano de vida com um vigor acima da expectativa de quem torceu o nariz quando a administração municipal decidiu interferir no trânsito da região central para tirar a XV de Novembro dos carros e entregá-la aos pedestres, aos domingos. Para muita gente que trocou a televisão ou o shopping center pelas caminhadas no centro histórico e comercial da cidade, já não dá mais para imaginar ela sem a Rota do Lazer.

Mas além do lazer, a XV está se transformando também na rota da cultura e da tradição. Neste domingo, por exemplo, quem passar por lá vai ter novamente a oportunidade de conferir uma típica atração do tradicionalismo blumenauense. Às 10h, os grupos tradicionalistas Associação Cultural Freundeskreis (foto) e Baden Schuhplattler fazem mais um ensaio de danças folclóricas, que já virou até atração turística da Rota do Lazer. O evento ocorre na altura do número 693 da rua XV de Novembro. Quem quiser pode arriscar uns passos com os integrantes do grupo, através de integração entre dançarinos, público e turistas.

Tradição

Filiada à Associação Recreativa Desportiva e Cultural dos Empregados da Haco, empresa icônica da indústria têxtil blumenauense, a Associação Cultural Freundeskreis representa o Distrito de Vila Itoupava, localidade considerada a mais alemã de Blumenau. Já o Baden Schuhplattler surgiu em 2014 através do interesse de integrantes do Grupo Folclórico Badenfurt de preservar o Schuhplattler austríaco e alemão, uma das modalidades de dança mais antigas praticada na Europa atualmente.

Desde março, a Rota do Lazer passou a contar com ensaios abertos dos grupos folclóricos, numa promoção realizada em parceria entre Sindilojas Blumenau, hotel Plaza Blumenau e Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale.

Identidade

A tradição é também a identidade de um povo, e, no caso dos blumenauenses, a identidade de um povo trabalhador, ordeiro e próspero, que muitas vezes contrasta com a cultura da malevolência, do jeitinho e da falta de comprometimento com o desenvolvimento que marca algumas camadas da sociedade brasileira.

Neste contexto, unir o lazer, a cultura e a tradição num mesmo lugar, como faz a Rota do Lazer, ajuda não só a preservar a identidade blumenauense, mas também a influenciar positivamente a identidade brasileira.  



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal