Bens descartados pela administração municipal vão a leilão eletrônico em Blumenau
Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Itabira

A prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Administração, fará nesta quinta-feira um leilão eletrônico para vender bens considerados sem condição de uso para a administração municipal. Eles vêm de diversas áreas do Pode Executivo, como saúde, assistência Social, educação, trânsito, saneamento e esportes.

Ao todo serão leiloados 101 lotes, com itens que vão de veículos automotores a móveis, eletroeletrônicos e outros artigos considerados inutilizáveis pela administração pública mas que ainda podem interessar a muita gente – veículos oficiais, por exemplo, podem ir à venda simplesmente por exceder a idade máxima aceita por seguradoras.

O leilão ocorrerá das 14h de quinta às 14h de sexta-feira, no site www.hoppeleiloes.com.br. Os interessados deverão se cadastrar neste endereço até 24 horas antes da abertura do processo. Visitas para vistorias nos bens leiloados podem ser feitas até o prazo de início do leilão. Podem participar pessoas físicas e jurídicas. A documentação necessária para apresentação e os locais para vistoria dos bens estão disponíveis no edital, que pode ser acessado através do link, inserindo 2017 no campo Exercício e Leilão em Modalidade.

Oportunidade

Os editais de bens considerados inutilizáveis pelo poder público podem ser ótima oportunidade para quem vende e para quem compra. Para o primeiro representa a possibilidade de reduzir significativamente o custo da depreciação de patrimônio, bastante elevado na contabilidade da finança pública; para o segundo, a chance de adquirir um bem em condição satisfatória de uso a um preço abaixo do mercado.

É preciso avaliar, evidentemente, o custo-benefício da aquisição, pois ela poderá trazer prejuízo em vez de lucro se não estiver nas devidas condições de reaproveitamento e/ou revenda posterior.

Renovação 

Alguns leilões de bens públicos podem trazer sucatas que não servem para nada além da reciclagem, mas outros oferecem um balcão de negócios da China. Foi o caso de um feito há dois anos pelo município de Itabira, que tem um dos melhores IDH de Minas Gerais. Entre os itens leiloados, pilhas de monitores para computador, veículos em perfeita condição de uso e até tratores semi-novos para os padrões da agricultura de pequena escala (fotos), revendidos através de leilão após investimentos do municípios em renovação de frota e infraestrutura.  



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal