Blumenau recebe mais uma unidade do Minha Casa Minha Vida, buscando melhora na organização dos condôminos
Quinta-Feira, 21 de Dezembro de 2017

Fotos: Michele Lamin/Secom PMB

Em cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira, cerca de 60 famílias receberam as chaves da casa própria, nos residenciais Fidélis I, II e III, em Blumenau. O empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida foi viabilizado através de parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Blumenau, que doou terreno avaliado em R$ 1,2 milhão – o custo total da obra foi de R$ 5 milhões.

São 64 unidades, cada uma com cerca de 45 m², compostas por dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, todos equipados com piso cerâmico. O prefeito Napoleão Bernardes esteve no evento e conheceu de perto as instalações, fazendo também a entrega das chaves a moradores, junto com representantes da Caixa.

– Este trabalho conjunto possibilitou o acesso da comunidade a novas moradias de qualidade. Aqui também foi priorizada a infraestrutura, a rua está asfaltada e diversos serviços públicos estão a poucos metros do empreendimento – observou.

Convívio

Foi o segundo residencial do Minha Casa Minha Vida entregue em 2017 no município. O modelo adotado em Blumenau vem servindo de inspiração para outros projetos do programa no país. Com menos unidades por bloco (são dois andares a menos em cada prédio) e áreas coletivas mais valorizadas, tenta promover mais harmonia na convivência entre os moradores.

Esta é uma questão importante a ser considerada no planejamento dos projetos do Minha Casa Minha Vida. Como é amplamente conhecido, muitos deles tiveram problemas na organização interna, inclusive de segurança, e acabaram repelindo mutuários, que entregaram o imóvel e voltaram para o aluguel simplesmente por não se adaptarem ao convívio entre condôminos – inclusive em Blumenau.



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal