Os quatro custos de uma mesma obra no Brasil
Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2018

Foto: João Pedro Melo/BandNews Brasília

Parte de um viaduto desabou, nesta terça-feira, em Brasília. Segundo a Polícia Militar e a Defesa Civil não houve vítimas, embora parte de um restaurante e quatro automóveis tenham sido atingidos. A região conhecida como Eixão Sul do Distrito Federal foi isolada e, de acordo com autoridades, há risco de novos desabamentos.

Há cinco anos um laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Distrito Federal apontava necessidade urgente de manutenção no local, edificado há mais de 50 anos. O aviso, contudo, foi negligenciado pelas autoridades e gestores públicos, resultando no grave incidente desta terça-feira.

Infiltração

A presidente do Crea do Distrito Federal, Fátima Có, estima em no mínimo seis meses o prazo para a reabertura do viaduto. Ela afirma que já é possível averiguar, antes de uma avaliação mais detalhada, que a obra sofre com infiltrações e ferrugem.

– Como presidente do Crea, vamos buscar todas essas áreas que podem ter esse tipo de problema e cobrar que o Governo tome providências. Brasília está precisando de manutenção e isso não está sendo respeitado como merece", disse Fátima à BandNews FM Brasília.

Multiplicação

E assim mais uma vez, como não é raro ocorrer no Brasil, o contribuinte pagará quatro vezes por uma mesma obra: a construção, o superfaturamento, a reconstrução e o novo superfaturamento, muito possivelmente.

Fica também novamente a dúvida: onde estavam os órgãos e autoridades responsáveis pela fiscalização deste tipo de equipamento urbano, entre os quais o próprio Crea? Afinal, onde há departamentos de engenharia, há engenheiros responsáveis, e eles precisam ser chamados à responsabilidades antes que o pior aconteça, não depois.

Sonho

É muito difícil acreditar que isso vá acontecer, mas seria recomendável que os responsáveis agora sejam punidos pelo incidente, já que não foram cobrados por sua prevenção. Chega a ser quase uma utopia acreditar que isso possa acontecer, mas não custa sonhar.

Da redação da BandNews Brasília, editado pelo AeF



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal