Autoridades do governo estadual, entre
as quais o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, e o secretário-executivo da
Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Emerson Antunes, abriram oficialmente
nesta quinta-feira o ano letivo da rede estadual em Blumenau.
Na Escola de Educação Básica Doutor Max
Tavares D´Amaral, no bairro Itoupava Norte, onde teve inÃcio as primeiras
turmas do 1º ano com ensino médio em tempo integral, Deschamps destacou:
– Vocês estão tendo um privilégio que
muitos alunos não tiveram, pois aqui vocês serão incentivados para suas futuras
profissões e receberão um auxÃlio maior nos estudos.
As aulas em tempo integral ocorrerão de
segunda à sexta, entre 7h15 e 17h15 com uma hora de intervalo para o almoço. Os
alunos também recebem alimentação no perÃodo da manhã e da tarde. Para avaliar
a evolução de seu aprendizado, eles farão duas provas, uma no inÃcio do ano e
outra no final.
Responsabilidade
O secretário de Educação de Santa
Catarina também prestigiou o primeiro dia de aula do Colégio Policial Militar
Feliciano Nunes Pires - Unidade Pedro II, inaugurado este ano em Blumenau. Lá
disse que, além do conhecimento, os alunos também aprenderão a ter disciplina e
responsabilidades. Estiveram na cerimônia ainda o prefeito Napoleão Bernardes, a secretária municipal de educação, vereadores e o comando
da PolÃcia Militar no municÃpio.
Nos municÃpios de Blumenau, Gaspar,
Ilhota, Luiz Alves e Pomerode, que fazem parte da abrangência da ADR de Blumenau, mais de 31 mil alunos em 50 unidades
escolares estarão iniciando o ano letivo estadual. Além dos alunos, a rede
estadual conta em seu quadro com mais de 2,3 mil professores. No perÃodo de
férias, de acordo com informações oficiais, 21 escolas receberam mais de R$ 4
milhões em investimentos.
Aparição
A presença de autoridades e lideranças
polÃticas é praxe conhecida em eventos oficiais como o inÃcio do ano letivo,
entre outros que envolvem grande impacto na vida da sociedade e dão grande visibilidade. Mas a despeito
da intenção, da necessidade ou mesmo da legitimidade desta presença, já que as
diferentes áreas da administração pública pertencem ao cidadão, não aos
gestores que ele escolhe para representá-lo, o que vale mesmo são os projetos,
as polÃticas de gestão, os investimentos e os resultados que os agentes públicos apresentam em
suas “aparições†nos eventos.
No caso das presenças e discursos desta
quinta-feira, eles pelo menos foram acompanhados de iniciativas e ações
concretas para melhorar a qualidade da educação. O ensino médio em tempo
integral é um avanço consistente, não apenas por reforçar a carga de
aprendizado, mas por manter o estudante no ambiente acadêmico por mais tempo. A qualidade
deste ambiente, por outro lado, passa a ser um novo desafio, pois não adianta
manter o estudante por mais tempo na escola se ela não estiver preparada para
lidar com ele. Vale lembrar que, além de estudantes, são adolescentes
explodindo de dúvidas, emoções e inquietações, que muitas vezes confundem até
os pais na hora da educação.
Opção
A viabilização do colégio militar foi
outra ação prática que conferiu um pouco mais de legitimidade aos protocolos
oficiais e, também, oportunistas do cerimonial administrativo.
Afinal, a nova unidade acadêmica da PM em Blumenau abre a oportunidade de ensino público com padrão e qualidade
diferenciados, se não igual pelo menos mais próximo do padrão privado.
Neste caso, vale observar que muita
gente torce o nariz para a metodologia rÃgida da pedagogia militar, que exige do
estudante, além de bom desempenho acadêmico, muita disciplina e respeito Ã
hierarquia, conforme reza a cartilha da caserna. Outra parte sensÃvel da
sociedade, em contrapartida, não só apóia como comemora a chegada do ensino
militar ao municÃpio. Trata-se de opção, como outra qualquer: quem não se sente
à vontade para submeter o filho aos rÃgidos e exigentes padrões militares, tem
outras opções de ensino público. Quem vê neste padrão rigoroso uma virtude,
pode tentar uma vaga no sistema de acesso por sorteio, que dá chance igual a
todos.