Rede estadual abre ano letivo com novidades promissoras em Blumenau
Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018

Autoridades do governo estadual, entre as quais o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, e o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Emerson Antunes, abriram oficialmente nesta quinta-feira o ano letivo da rede estadual em Blumenau. 

Na Escola de Educação Básica Doutor Max Tavares D´Amaral, no bairro Itoupava Norte, onde teve início as primeiras turmas do 1º ano com ensino médio em tempo integral, Deschamps destacou:

– Vocês estão tendo um privilégio que muitos alunos não tiveram, pois aqui vocês serão incentivados para suas futuras profissões e receberão um auxílio maior nos estudos.

As aulas em tempo integral ocorrerão de segunda à sexta, entre 7h15 e 17h15 com uma hora de intervalo para o almoço. Os alunos também recebem alimentação no período da manhã e da tarde. Para avaliar a evolução de seu aprendizado, eles farão duas provas, uma no início do ano e outra no final.

Responsabilidade

O secretário de Educação de Santa Catarina também prestigiou o primeiro dia de aula do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires - Unidade Pedro II, inaugurado este ano em Blumenau. Lá disse que, além do conhecimento, os alunos também aprenderão a ter disciplina e responsabilidades. Estiveram na cerimônia ainda o prefeito Napoleão Bernardes, a secretária municipal de educação, vereadores e o comando da Polícia Militar no município.

Nos municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode, que fazem parte da abrangência da ADR de Blumenau, mais de 31 mil alunos em 50 unidades escolares estarão iniciando o ano letivo estadual. Além dos alunos, a rede estadual conta em seu quadro com mais de 2,3 mil professores. No período de férias, de acordo com informações oficiais, 21 escolas receberam mais de R$ 4 milhões em investimentos.

Aparição

A presença de autoridades e lideranças políticas é praxe conhecida em eventos oficiais como o início do ano letivo, entre outros que envolvem grande impacto na vida da sociedade e dão grande visibilidade. Mas a despeito da intenção, da necessidade ou mesmo da legitimidade desta presença, já que as diferentes áreas da administração pública pertencem ao cidadão, não aos gestores que ele escolhe para representá-lo, o que vale mesmo são os projetos, as políticas de gestão, os investimentos e os resultados que os agentes públicos apresentam em suas “aparições†nos eventos.

No caso das presenças e discursos desta quinta-feira, eles pelo menos foram acompanhados de iniciativas e ações concretas para melhorar a qualidade da educação. O ensino médio em tempo integral é um avanço consistente, não apenas por reforçar a carga de aprendizado, mas por manter o estudante no ambiente acadêmico por mais tempo. A qualidade deste ambiente, por outro lado, passa a ser um novo desafio, pois não adianta manter o estudante por mais tempo na escola se ela não estiver preparada para lidar com ele. Vale lembrar que, além de estudantes, são adolescentes explodindo de dúvidas, emoções e inquietações, que muitas vezes confundem até os pais na hora da educação.

Opção

A viabilização do colégio militar foi outra ação prática que conferiu um pouco mais de legitimidade aos protocolos oficiais e, também, oportunistas do cerimonial administrativo. Afinal, a nova unidade acadêmica da PM em Blumenau abre a oportunidade de ensino público com padrão e qualidade diferenciados, se não igual pelo menos mais próximo do padrão privado

Neste caso, vale observar que muita gente torce o nariz para a metodologia rígida da pedagogia militar, que exige do estudante, além de bom desempenho acadêmico, muita disciplina e respeito à hierarquia, conforme reza a cartilha da caserna. Outra parte sensível da sociedade, em contrapartida, não só apóia como comemora a chegada do ensino militar ao município. Trata-se de opção, como outra qualquer: quem não se sente à vontade para submeter o filho aos rígidos e exigentes padrões militares, tem outras opções de ensino público. Quem vê neste padrão rigoroso uma virtude, pode tentar uma vaga no sistema de acesso por sorteio, que dá chance igual a todos.




Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal