Dicas para remover manchas em potes de plástico
Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2017

É comum que potes de plástico fiquem manchados e danificados com o uso frequente. As manchas ocorrem principalmente quando o pote é utilizado na conservação de alimentos com grande quantidade de corante artificial ou pigmentação natural, como molho de tomate, mamão ou brócolis. Se o produto for aquecido, então, pior ainda, pois o corante penetra na superfície do produto, dificultando ainda mais a remoção das machas.

Mas em situações como essa nem tudo está perdido. Cláudio Ponticelli, gerente industrial da blumenauense Plasvale, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, dá algumas dicas práticas para evitar o problema:

1. Bicabornato de sódio: faça uma mistura de água com bicabornato de sódio. Misture até virar uma pasta, aplique sobre as manchas e deixe agir por cerca de 15min. Em seguida lave com água e sabão

2. Limão: corte o limão ao meio e passe nas extremidades do recipiente, onde as manchas estão visíveis. Lave com água e sabão na sequência

3. Água sanitária: deixe os potes plásticos de molho por 30 minutos em um litro de água com meia xícara de água sanitária. Após agir, leve com água e sabão.

4. Lavar o quanto antes: o ideal é lavar o pote de plástico logo após seu uso, com detergente e água (preferencialmente morna). Quanto mais tempo a pigmentação fica em contato com o pote, mais difícil são de serem removidas. Evite o uso de esponjas grossas ou produtos abrasivos na limpeza do pote, pois eles desgastam a superfície do plástico.

Conservação

Mas como conservar melhor os potes? O especialista indica que o ideal é evitar o aquecimento de alimentos que contenham grande quantidade de corante e pigmentação natural dentro dos potes plásticos.

A sugestão é utilizar um determinado pote de sua coleção apenas para molhos e os demais para outros tipos de alimento – sugere Ponticelli.

Com o passar do tempo, a superfície do plástico vai perdendo a sua resistência inicial, devido o contato com abrasivos (esponjas) e outras substâncias. Desta forma, a remoção das manchas consequentemente fica mais difícil. O ideal é manter os produtos sempre limpos e acondicionados de forma adequada, garantindo uma vida útil maior.

TIRA-TEIMA DO CONGELAMENTO

A prática de congelar alimentos tornou-se comum no mundo contemporâneo, que é preciso administrar cada vez melhor o tempo e os recursos.  Além de oferecer mais facilidade e agilidade para quem precisa de refeições práticas e prontas, é importante para evitar o desperdício de alimentos. No entanto, existem dúvidas sobre a técnica correta de congelamento. Confira um tira-teima respondido por Ponticelli:

Existem tipos de potes mais indicados para o congelamento?

Sim. O mais indicado é que os potes tenham tampas em fechamento hermético, devido a sua excelente vedação, pois ajuda o alimento a durar mais tempo. Fique atento a embalagem dos potes, pois eles indicam quais são os mais adequados para o congelamento e contato com alimentos.

Potes de vidro são melhores que os de plástico para congelar?

Não necessariamente. O vidro é inerte e não reage no contato com o alimento. Isso pode ser uma vantagem, já que os potes de plástico são porosos e acabam absorvendo substâncias presentes nos alimentos, principalmente corantes e pigmentações. No entanto, existem técnicas para a limpeza dos potes. Uma das vantagens do plástico é não quebrar, ser leve, flexível e fácil de manusear

Pode-se guardar todos os tipos de alimentos no congelador?

Sim, em parte. Em geral, é possível congelar quase tudo, exceto alimentos como batatas, ovos cozidos, saladas, gelatina, pudins, queijos cremosos, chantilly, iogurte e maionese. Esses alimentos podem ter a textura e sabor alterados se forem congelados.

O alimento tem validade mesmo que esteja armazenado no congelador?

Sim. Não é porque o produto está congelado que ele não perderá a validade. O prazo de cada alimento varia muito, mas em geral a validade é entre um mês e um ano. Etiquetar as preparações é muito importante para que os alimentos não caiam no esquecimento dentro do freezer.

Posso cozinhar, colocar no pote e já levar ao freezer?

Não é recomendável guardar no congelador alimentos quentes. A melhor coisa a fazer é esperar que esfriem para só depois congelá-los. Jamais deve-se congelar alimentos que não estejam totalmente frescos. O processo de congelamento deve ocorrer quando os alimentos estão no auge da qualidade, para que quando forem descongelados mantenham-se as mesmas características. E outra questão importante é que não podemos congelar alimentos diferentes na mesma embalagem, pois a mistura altera o sabor da comida.

O alimento pode ser congelado quantas vezes for necessário?

Não. Ao descongelar um alimento, nunca coloque de volta no freezer.


+ Receitas
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal