DICAS PARA UMA CARNE MACIA E SABOROSA
Terça-Feira, 16 de Agosto de 2011

Saber preparar carnes que rendem somente elogios não é uma tarefa tão fácil assim. Para cada tipo de carne temos uma forma de preparo, de corte, de tempero e o tempo de cozimento é essencial para um melhor sabor e maciez da carne.


Carnes para cortes em bifes: filé mignon, contra filé, alcatra e picanha.


Carnes para cozimento: músculo, lagarto, coxão mole e coxão duro, precisam de um cozimento mais longo a fim de romper o colágeno que liga as fibras da carne. Estas carnes são as ideais para os ensopados, refogados e assados em forno.


DICA DE CORTE


A carne deve ser cortada sempre contra as fibras, não a favor. Observe o sentido em que estão orientados os feixes da musculatura - como se fosse localizar os diferentes filamentos de uma corda esticada - e corte perpendicularmente.


TEMPEROS


Os Bifes podem ser temperados com sal e pimenta-do-reino; no preparo, o ideal é usar uma chapa ou frigideira e untar com pouquíssimo óleo. O segredo é não mexer a carne dentro da panela, apenas virar para dourar de ambos os lados – se apertar ou furar o bife durante a preparação, para acelerar a fritura, pode ser que a carne fique dura.


CARNE VERMELHA PARA SAÚDE


A carne vermelha ajuda na recomposição muscular, além de conter inúmeros nutrientes e possuir um grande valor nutricional.  Ideal para quem faz atividade física auxilia na prevenção da anemia, cicatrização na imunidade além de ser importante para o crescimento.


O importante é moderar o consumo, sem ultrapassar 170g/dia, dando preferência à carne magra.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


+ Receitas
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal