ECONOMIA DE ENERGIA PODE CHEGAR A 60% COM A UTILIZAÇÃO DE VIDROS
Segunda-Feira, 26 de Novembro de 2012

De acordo com as contas efetuadas pelo Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente, a família média brasileira gasta cerca de R$ 42,60 com energia elétrica por mês. Com o calor, que chegou com força total em praticamente todo o Brasil, a tendência é de que o consumo aumente em função do uso de ventiladores e do ar condicionado, por exemplo. Mas o que grande parte da população não se dá conta é de que é possível economizar energia de outra maneira, com cuidados na hora de construir ou reformar uma casa ou apartamento.


A escolha das esquadrias e dos vidros pode fazer toda a diferença. A combinação de esquadrias de PVC com vidros duplos resulta em vantagens incontestáveis.
– Dependendo do tipo da esquadria e do vidro o isolamento térmico proporciona uma economia de energia de até 60% - Comenta o gerente da Weiku, marca tem as esquadrias mais sofisticadas do Brasil, Michael Lochner.


O comportamento das janelas depende da característica do vidro e da esquadria. A escolha desses materiais é determinante para o comportamento térmico do conjunto e assim uma maior economia de energia elétrica.


O isolamento térmico aumenta a sensação de aconchego junto as janelas. Ele é obtido pela redução da troca de calor dos vidros internos com o ambiente externo. O isolamento térmico é potencializado quando em sua composição utilizam-se vidros refletivos ou baixo-emissivos (que impedem a transferência térmica entre dois ambientes) ou os famosos low-e.


CONHEÇA OUTRAS DICAS PARA EVITAR O DESPERDÃCIO:


 - Geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de outras fontes de calor, pois isso faz com que eles consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura. Além disso, mantenha-os afastados pelo menos 15 centímetros das paredes para evitar o superaquecimento.


 - Ao utilizar o ferro, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido.


 - Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, as quais gastam 60% menos energia.


  - Utilizar monitor e TV do tipo LCD também ajuda bastante na economia.


 - O standby é outro vilão da conta de luz, pois ele utiliza entre 15% a 40% de energia. Por isso, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso.


 - Antes de comprar um equipamento, escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético.





+ Imóveis
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal