Existem coisas até óbvias para muitos, mas que às vezes são questionadas por alguns clientes na oficina:
Sim. Todos os motores a gasolina ou álcool, até mesmo os flex. usam velas, são elas que soltam uma centelha (faÃsca) dentro da câmara de combustão gerando a queima do combustÃvel. Motores a diesel não usam velas.
Alguns modelos pedem a conferência da regulagem de válvulas, mas a maioria usa o “tucho hidráulico†que as mantém reguladas o tempo todo. A parte de alimentação, ou seja, o sistema de injeção eletrônica dispensa regulagens do tipo mistura lenta, ponto, etc. Tudo isso é feito automaticamente e apenas um aparelho conhecido pelos reparadores como scanner, pode conferir se os parâmetros dos sensores e atuadores estão de acordo.
Sim. O freio “de pé†atua aproximadamente 70% nas rodas dianteiras e 30% nas traseiras. Isso vale para a maioria dos carros pequenos com tração dianteira. O freio de estacionamento só atua nas rodas traseiras.
Basta ler o manual do proprietário e lá estará especificado o perÃodo de tempo ou quilometragem para a troca. Não se completa fluido de freio, a não ser numa emergência, pois se ele estiver abaixo da marca de mÃnimo é sinal que houve um vazamento ou que as pastilhas estão gastas. Não pode haver “consumo†desse lÃquido. Uma vez que o sistema de freio estiver revisado, o fluido deve ficar dentro do nÃvel até a próxima revisão sem necessidade de reposição.
Sim. Este pó é o material que a pastilha de freio perde ao longo de sua vida útil. Algumas rodas trazem esse pó mais para o lado de fora assustando os proprietários quando lavam o carro em casa, mas isso é normal. Dependendo da marca da pastilha o pó é mais escuro. É importante não confundir o pó preto com fluido, pois vazamento de lÃquidos é sim preocupante.
Existem algumas situações:
Nesse caso a causa provável é um pneu deformado (aço quebrado) ou a roda (aro) torta (visivelmente torta). Rolamentos e articulações com folga podem causar uma sensação parecida, mas nesse caso seria acompanhada de ruÃdo.
Esse problema pode estar no empeno dos discos de freio e é resolvido com a troca do conjunto discos e pastilhas. No momento da desmontagem dos discos, é necessário verificar o empeno do cubo de roda, onde o disco é fixado. Se o empeno for superior ao tolerado pelo fabricante, se faz necessária a troca do rolamento de roda e do cubo também.
Fazer a cambagem consiste em corrigir um dos ângulos da geometria, o câmber, que é o vertical da roda, seguindo uma tabela para cada modelo de carro. O câmber é afetado em acidentes ou buracos da estrada. Essa cambagem tem sido muito usada nos Auto Centers e tem arrancado uns bons trocados dos clientes. A geometria básica corrige apenas a convergência, que é o alinhamento horizontal entre as rodas esquerda e direita. O cáster é inclinação da roda dianteira quando esterçada.
O aditivo aplicado na proporção correta com a água do sistema de arrefecimento tende a evitar a formação de ferrugem, lubrifica a bomba d’água, eleva o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento, portanto, conserva todos os componentes que estão em bom estado. Os vazamentos podem aparecer depois que você coloca aditivo em um sistema que não o usava, onde existem componentes já prestes a vazar.
É possÃvel sim. O “tranco†é prejudicial à correia dentada, suportes do motor e à embreagem independentemente do veÃculo ser dotado de injeção eletrônica ou não. A diferença entre ligar o injetado e o carburado no empurrão, é que no caso do injetado, se a voltagem da bateria estiver abaixo de uns 9 volts, será difÃcil a partida dar certo.
Murilo Bacca Formado em contabilidade e egresso do curso de Administração de Empresas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), trocou a sala de aula pela oficina por paixão. Apostou na realização pessoal fazendo o que sempre sonhou. Dedicado à leitura e à redação, é agora o mecânico intelectual do Análise em Foco. Dirá, aqui, tudo o que você precisa saber sobre automóveis. |