Na maioria dos carros nacionais, as revisões são feitas a cada
Hoje, apesar de praticamente todos os veÃculos saÃrem de fábrica usando óleo sintético ou semissintético, a borra ainda tem ocorrido, porque o fator tempo tem sido mais cruel que a própria quilometragem, em se tratando de formação de resÃduos.
A Fiat, por exemplo, diminuiu para 7.500 km o intervalo de troca de óleo do motor. Se usar o óleo 100% mineral, não é recomendado mais que
Sendo assim, a verificação de nÃveis de óleo e água e a calibração de pneus são as únicas manutenções a serem feitas fora das revisões. Quem faz as trocas de óleo em postos de combustÃvel, acaba trocando também o filtro de óleo e filtro de ar, mas não deve pensar que já está fazendo tudo que o carro precisa.
O filtro de combustÃvel, por exemplo, nunca é lembrado, como se fosse um item menos importante.
Veja alguns exemplos de quilometragem recomendada em planos de revisão :
VELAS ......................................... 30.0000KM
FILTRO DE COMBUSTÃVEL .............................30.0000 KM
FILTRO DE AR ................................................. 15.0000KM
FILTRO DE ÓLEO................................................15.0000KM
CORREIA DENTADA..........................................60.0000KM
FLUIDO DE FREIO...............................................45.000KM
LÃQUIDO DO RADIADOR 60.0000KM
FILTRO DE AR DA CABINE 15.0000KM
Basicamente, esses itens têm vida pré-determinada, mas muitos outros necessitam de verificação a cada revisão, como os descritos abaixo:
PASTILHAS E LONAS DE FREIO
CILINDROS E TUBULAÇÃO DE FREIOS (Quanto a vazamentos)
BUCHAS E ARTICULAÇÕES DA SUSPENSÃO (Quanto a folgas)
EVENTUAIS VAZAMENTOS EM MOTOR ,CÂMBIO E HOMOCINÉTICAS
ROLAMENTOS(Quanto a folgas ou ruÃdos)
DEMAIS CORREIAS
FUNCIONAMENTO GERAL DO MOTOR E DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
FILTRO DE AR DA CABINE
LUZES E DEMAIS COMANDOS ELÉTRICOS
DESGASTE E PRESSÃO DOS PNEUS(Procedendo o rodÃzio quando necessário)
NÃVEL DO ÓLEO DE CÂMBIO (Nem todos os fabricantes recomendam a troca ).
Quanto à injeção eletrônica, nos manuais consta apenas verificação com Scanner(Aparelho que “conversa†com o sistema). Até mesmo a famosa “Limpeza dos Bicos†nunca aparece como item a ser verificado periodicamente, pois entende-se que eles só devem ser limpos em caso de falhas, consumo excessivo, nÃvel alto de emissões de gases,etc. No ato da revisão é imprescindÃvel realizar um teste de rodagem onde o profissional pode detectar problemas de estabilidade, desempenho, frenagem ou ruÃdos anormais.
A freqüência de troca de certos Ãtens varia de acordo com o tipo de motor ou de montadora.Existem modelos que usam velas para
Murilo Bacca Formado em contabilidade e egresso do curso de Administração de Empresas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), trocou a sala de aula pela oficina por paixão. Apostou na realização pessoal fazendo o que sempre sonhou. Dedicado à leitura e à redação, é agora o mecânico intelectual do Análise em Foco. Dirá, aqui, tudo o que você precisa saber sobre automóveis. |