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Quem dirige melhor, o homem ou a mulher?

Se você perguntar para as seguradoras, responderão prontamente que as mulheres dirigem melhor, tanto é que o prêmio do seguro para elas é sempre mais barato. Se elas cometem mais “barbeiragensâ€, os homens arriscam mais.Os carros mostram, pelos defeitos que apresentam,os erros dos seus donos.Uma embreagem por exemplo tem uma vida útil de 30.000 km a 200.000 km! O que determina tamanha variação é o piloto, ele ou ela no volante, não importa. Existem exemplos de péssimos e bons motoristas nos dois sexos. Os homens que vêm à oficina geralmente são mais “entendidos†dos assuntos mecânicos, arriscam mais diagnósticos por conta própria (nem sempre acertam) e são mais aptos a saírem de situações de quebra na rua. O carro de mulher está geralmente mais cuidado na parte mecânica, acredita-se que isso se deve ao fato do “entendido†homem achar que sabe administrar defeitos presentes no carro por mais tempo, fazendo componentes durarem até o último minuto possível de vida útil. A mulher já procura sanar logo qualquer barulho ou falha, pois teme mais a quebra. Falar quem é pior atrás do volante, quem é o perigo constante é arriscado. Houve o caso da mulher que acabou com a embreagem em 30.000 km e também o homem que gastou as pastilhas de freio em 15.000km, estas que normalmente passam dos 50.000...


 


Erros ao volante:


·        Parar em uma subida e “segurar†o carro na embreagem.


     Essa situação gasta 10.000km de vida de embreagem em 2 minutos! O correto é segurar no freio de pé ou mesmo no de estacionamento. Nos carros com câmbio automático essa prática também diminui a vida de componentes internos do próprio câmbio.


·        Manter a direção hidráulica no fim do curso.


Quando a direção chega ao batente o certo é soltar um pouco para poupar bomba e tubulações do esforço desnecessário.


·        Frear com a embreagem acionada.


O correto é deixar a marcha engrenada enquanto freia para o motor dividir com o freio o trabalho de desacelerar o veículo.


·        Acelerar o motor e desligar em seguida.


Isso não serve para nada, é uma idéia antiga que tinha a intenção de repor mais carga na bateria para a partida seguinte.



  • Descansar o pé esquerdo no pedal da embreagem.

Outro costume que só faz vender mais embreagem nova.



  • Não usar a quinta marcha no circuito urbano.

A partir dos 60km/h em local plano usar a última marcha ajuda a economizar combustível, principalmente nos carros de 1000 cilindradas que têm relações de marcha mais reduzidas.



  • Aquecer o motor antes de sair.

Carro funcionando parado só polui e desperdiça combustível. Dar a partida e sair não prejudica em nada o motor, o que deve ser evitado é exigir ao máximo do motor enquanto ele ainda está frio.


 


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Murilo Bacca
Formado em contabilidade e egresso do curso de Administração de Empresas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), trocou a sala de aula pela oficina por paixão. Apostou na realização pessoal fazendo o que sempre sonhou. Dedicado à leitura e à redação, é agora o mecânico intelectual do Análise em Foco. Dirá, aqui, tudo o que você precisa saber sobre automóveis.
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