Mais Colunistas

O que você achou do que leu na coluna? Comente

LEIA SUAS MENSAGENS NO "ZAP" SEM APARECER ONLINE
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017

Do GiroBusiness Digital/Band, com edição do   AeF  

O WhatsApp não tem a opção de ler mensagens secretamente quando o status – exibido no topo da conversa indicando que a pessoa está online – está habilitado. Neste modo, não é possível remover os checks de leitura.  Mas, pelo menos para usuários Android existe uma forma de conseguir essa proeza através do aplicativo Hidden Chat.

O app permite ler mensagens de forma secreta, exibindo  todos os recados novos, de amigos e grupos, em bolhas flutuantes na tela, de forma semelhante ao Facebook Messenger. Assim, é possível visualizar as mensagens sem aparecer como online no mensageiro. Veja este tutorial feito pelo site TechTudo com o passo a passo de como usar o aplicativo para ficar invisível no WhatsApp.

1 - Baixe o app Hidden Chat no celular. Em seguida, é necessário fazer alguns ajustes para instalar. Primeiro, na tela inicial, pressione “OK”. Você será levado para os ajustes de notificações do Android. Ative a chave ao lado de “ChatBubbles”.

2 - Confirme em “Permitir” para ativar as notificações e volte ao app do Hidden Chat. Certifique-se de que a chave ao lado de “Show bubble for WhatsApp” esteja ativada (em verde).

3 - Agora, toda vez que receber um recado no WhatsApp, seja de amigos ou grupos, surgirá uma bolha flutuante (que lembra o Messenger). Basta tocar sobre ela para abrir os recados. A desvantagem é que o Hidden Chat não exibe fotos nem vídeos, apenas mensagens de texto. Há o histórico breve da conversa que será exibido enquanto você não excluir a bolha da tela. A pessoa do outro lado não vai ver o status de online no mensageiro, nem saber que você já leu o recado.

4 - Para apagar o histórico breve do app Hidden Chat (a conversa permanece no WhatsApp), basta arrastar a bolha para o “X” na base da tela.

O que você achou do que leu na coluna? Comente

INFOFAIR RESGATA TRADIÇÃO BLUMENAUENSE EM EVENTOS DE INFORMÁTICA
Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2014

Mesmo registrando visitação inferior à esperada, a primeira edição da Infofair Brasil Congresso e Feira Brasileira de Produtos e Serviços, Softwares, Tecnologias de Informação e Segurança Eletrônica, recebeu uma avaliação positiva por parte da empresa promotora, empresários, patrocinadores e entidades apoiadoras da feira. Na análise geral, Blumenau resgatou sua tradição na promoção de feiras de informática – hoje a única existente em Santa Catarina. Ao longo de quatro dias, 5.902 pessoas passaram pelo Setor 2 da Vila Germânica, onde ocorreu o evento.


O diretor da Via Ápia Eventos, que promoveu a feira, informa que uma pesquisa foi desenvolvida por instituto blumenauense


– Vamos aguardar os resultados que darão o norte para as próximas edições – observa Julio César de Oliveira.


Além do resgate de uma feira de tecnologia, o empresário destacou como positivo o alto nível dos conteúdos do congresso e da Semana de TI da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), enalteceundo a importância do concurso Infoideias.


Vitrine


Na análise do diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, que também dirige o Instituto Gene, incubadora de empresas de software de Blumenau, a Infofair é um evento importante para destacar as empresas de informática da cidade e da região. Lembrou também que é a única de Santa Catarina, servindo como vitrine para todas as empresas catarinenses do setor.


Schwanke salientou a satisfação dos expositores, após conversar com empresários do Gene e do Núcleo Web da Acib.  


– Todos fizeram bons contatos. A feira deu visibilidade às empresas – resumiu.


Os temas das palestras e o Infoideias também mereceram análise positiva por parte do dirigente, além do Museu da Informática que atraiu um grande número de visitantes.  


– Nossa torcida é para que a Infofair cresça e se consolide – finalizou.


Anel inteligente


O projeto "Atar Ring", desenvolvido pela empresa Atar Technologies, propondo que todos os seus dados pessoais (senhas, cartões de embarque em ônibus, etc.) estejam armazenados em num anel inteligente, dispensando o uso das mãos para acioná-los, foi o vencedor do Concurso Infodeias.


A análise e o julgamento dos trabalhos ocorreram na noite de sábado, na Infofair Brasil. A empresa HBIS e o Sebrae apoiaram o evento.


(Com informações da assessoria de imprensa da Infofair)

O que você achou do que leu na coluna? Comente

TECNOLOGIA DE BLUMENAU LIDERA NICHO DE MERCADO
Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2013

Há cinco anos no mercado de Tecnologia da Informação, a GETT Tecnologia, de Blumenau (SC), apostou em uma solução para a área de comércio exterior e já tornou-se referência no mercado. No terceiro trimestre, cresceu 45%, em comparação com o período anterior.


De acordo com um dos sócios da empresa, foram 26 novos contratos no período, fechados com empresas de diferentes regiões do país.


– O principal estado em que a GETT expandiu seus negócios neste trimestre foi Santa Catarina. Mas também estamos presentes no Sudeste, principalmente em São Paulo – constata Ricardo Stevam.


Além dos novos clientes, a empresa também focou esforços em melhorias do SMARTER, sistema que é o carro chefe da fabricante blumenauense de software. O objetivo, segundo Stevam, é fechar 2013 com uma carteira de 200 clientes, em todo o território nacional. Atualmente são 150.


O foco principal do SMARTER é a emissão de notas fiscais. Integrado com o Siscomex, o sistema reduz o tempo de digitação e trabalho manual, fazendo com que uma declaração de importação se torne uma nota fiscal de saída em apenas alguns cliques. Hospedado em nuvem e 100% online, a ferramenta é modular e personalizável, cada cliente escolhe os módulos que lhe convêm e a GETT faz a padronização das regras de negócio.


LIDERANÇA


A GETT Tecnologia apresenta-se como líder nacional em sistemas de nota fiscal eletrônica para empresas de Comércio Exterior. Fundada em 2008, em Blumenau, o foco da empresa está concentrado no desenvolvimento de sistemas que resolvem problemas reais, simplificam os processos e substituem o trabalho manual, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade da gestão de seus clientes.


Com mais de 150 clientes no Brasil, a GETT atende a importadoras, distribuidoras de importados, exportadoras e despachantes aduaneiros, que, no total, já somam mais de 20 mil declarações de importação processadas e mais de 60 mil horas de trabalho manual economizadas.

O que você achou do que leu na coluna? Comente

VOCÊ SABE O QUE É PMO ?
Terça-Feira, 28 de Maio de 2013

O conceito de PMO surgiu entre o final da década de 50 e início da década de 60 e sua principal função era a aplicação dos princípios de gerenciamento de projetos dentro da organização. De sua origem até os dias atuais, a síntese de suas funções continua válida, porém, o que mudou foi a relevância dada a esta estrutura dentro da organização, realizando atividades de alto valor estratégico, seja implantando e gerenciando o processo de governança, aconselhando executivos ou participando do planejamento estratégico.


PMO EM BLUMENAU


A Datainfo, de Blumenau, hoje atende a todo o Brasil e é uma das poucas empresas catarinenses especializadas na metodologia PMO (Project Management Office), onde o gerente de projetos se responsabiliza por todo o processo de contratação de um serviço, da iniciação até o encerramento.


Um exemplo, para ficar mais claro: você tem uma empresa que produz cerveja, mas não os cascos para embalar seu produto. Então você procura uma empresa como a Datainfo, que disponibiliza o gerente de projetos para intermediar essa necessidade. Assim, a empresa contratante não precisa correr atrás de nada, apenas espera pelas soluções que o gerente se compromete a oferecer.


Com 10 anos de atuação no mercado, a empresa de Blumenau oferece diferentes soluções para Gestão de Projetos, abrangendo todas as suas fases - iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Lembrando que a gestão adequada de um projeto pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto específico ou até mesmo de uma corporação, no cenário competitivo em que as organizações estão inseridas. Por este motivo, cada vez mais as corporações estão buscando empresas que prestem este tipo de atendimento.


PORQUE CONTRATAR UMA EMPRESA DE FORA PARA A EXECUÇÃO DE UM PROJETO?


– As empresas optam por escolher um escritório de fora da equipe interna para poder ter uma visão mais ampla de todos os pontos que envolvem o processo. Assim, aumentam as chances de sucesso, evitam surpresas durante a execução dos trabalhos, têm os riscos antecipados, otimizam  a alocação de pessoas e há mais agilidade na tomada de decisões – explica o gerente de fábrica da Datainfo, Gabriel Torres Filho.


QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DESTE SERVIÇO?


- Padronizar informações, cronogramas, estimativas, relatórios, planos e processos


- Planejar e controlar escopo, custo, prazo e qualidade


- Identificar riscos e definir ações de mitigação dos mesmos


- Melhorar a comunicação e fornecer um ambiente aberto para comunicação


- Disponibilizar e manter metodologia de gerenciamento de projetos


- Estruturar e centralizar as informações


- Ser um centro de apoio aos times de projeto


- Desenvolver modelos de gestão de projetos


- Estimular o espírito de equipe


- Manter histórico dos projetos


- Disseminar os resultados e lições aprendidas


- Realizar comparações de desempenho continuamente

O que você achou do que leu na coluna? Comente

REDE SOCIAL DA CERVEJA NASCEU EM BLUMENAU
Terça-Feira, 02 de Abril de 2013

O Festival Brasileiro da Cerveja de 2013, que ocorreu no mês de março em Blumenau, foi um sucesso não apenas para as cervejarias participantes ou para os organizadores. A Morphy Agência Interativa, que participou do evento com dois dos seus produtos, o Bier Tab e o Play Photo, também comemorou. De acordo com o diretor da empresa, Marlon Souza, foi uma surpresa positiva a quantidade de pessoas que passaram pelo stand da agência e que fizeram uso das ferramentas tecnológicas disponíveis durante os quatro dias.


Quem passou pelo espaço da blumenauense Morphy pôde usar o celular gigante lá instalado com uma versão do Bier Tab. A intenção foi apresentar o aplicativo oficial do Festival para os visitantes e mostrar como funciona a rede social da cerveja, desenvolvida pela empresa. De acordo com Souza, foi importante perceber a receptividade com a ferramenta.


– Tivemos mais de mil downloads só durante o evento – comemora.


O Bier Tab permite a consulta a uma grande lista de cervejas e conta com mais de quatro mil rótulos cadastrados, inclusive os 500 que estavam disponíveis no Festival. Com o aplicativo é possível fazer o check-in da bebida que se está consumindo, marcar o local onde a está bebendo, comentar sobre ela e ainda compartilhar com os amigos nas redes sociais. Quem usou oaplicativo no Festival ainda teve a chance de ganhar uma série de prêmios, sorteados automaticamente pelo próprio aplicativo, e que puderam ser retirados diretamente no stand da Morphy. Foram mais de 500 brindes distribuídos entre os ganhadores, como capas de celular, aventais para churrasco, abridores de garrafas, além das tradicionais bolachas de chope.


Outro destaque no Festival da Cerveja foi o Play Photo, um totem com tela de toque e uma câmera, que registrou imagens das pessoas que passavam por lá. O produto, que é utilizado por diversas empresas clientes da Morphy em eventos e feiras, registrou mais de 800 cliques, que puderam ser compartilhados por e-mail e na fanpage do Bier Tab no Facebook (www.facebook.com/biertab).


HB.PREVER CONQUISTA CLIENTES EM TRÊS ESTADOS


Os primeiros meses de 2013 foram agitados também para a equipe de implantação do HB.Prever, sistema criado por outra blumenauense da área de TI, a HBSIS. Desenvolvido para monitoramento de vida e gestão de informações para programas de saúde preventiva, o software foi implantado em três importantes operações: Unimed Birigui (SP), iS1 (MG) e Servmed (SC).


Gilberto Cesar Moura, gerente de Produto do HB.Prever, comenta que o fato dos três clientes estarem em estados diferentes comprova o crescimento de mercado do produto.


– Em 2012, o HB.Prever teve um crescimento acima da média. Já são mais de 30 clientes e um milhão de vidas monitoradas pelo sistema - observa.


+ Artigos
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal