CULTURA, ARTE E CIDADANIA NO TEATRO CARLOS GOMES
Segunda-Feira, 30 de Maio de 2022

Referência quando se fala em cultura e arte em Blumenau e região, o Teatro Carlos Gomes costuma ser palco de importantes eventos de música, teatro e dança, incluindo produções de nível nacional. Mas ele também se conecta com a comunidade através das escolas de arte que oferece, reunindo centenas de alunos cujas habilidades artísticas podem ser desenvolvidas em ambiente de elevado padrão e metodologia qualificada.

Entre estes alunos estão os bolsistas da quarta edição do projeto Cultura para Todos, financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Nesta edição, aprovada em agosto do ano passado, foram captados R$ 685,4 mil, através de doações empresariais abatidas do Imposto de Renda – mecanismo semelhante ao da Lei RouanetAprovado em agosto do ano passado, tem como objetivo oferecer até 100 bolsas de estudo nas escolas de teatro, música e dança, voltadas a alunos de diferentes faixas etárias e sociais.

– Com ele é possível apoiarmos quem precisa. Alunos que muitas vezes não conseguem arcar com os custos das aulas têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, estudando com grandes professores e profissionais, e usufruindo de toda a estrutura que disponibilizamos. Grandes talentos já foram e continuando sendo revelados em função do Cultura para Todos –   ressalta o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck.

Premiação

Luís Gustavo Brusque (foto acima) é um dos 100 alunos contemplados atualmente pelo Cultura para Todos.  Com a orientação da professora Tatiane Krüger, ele começou a estudar canto na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes este ano. As aulas, individuais, acontecem uma vez por semana. Recentemente, Luís Gustavo ficou em lugar no Festival da Canção de Rio do Sul (nível estadual), na categoria Intérprete Nacional

– O maior diferencial para mim é unir um ensino de alta qualidade com um espaço incrível, tudo de forma mega acessível aos contemplados do projeto. Essa iniciativa é fundamental para a fomentação de arte e artistas da própria cidade. Um projeto que precisa continuar por muitos anos – comenta.

Parceria

Toda a análise e aprovação dos projetos é feita pela Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério do Turismo, enquanto os  recursos são captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que permite a doadores de iniciativas artísticas e culturais abater valor equivalente do Imposto de Renda.

– Nossos parceiros nos ajudam a fazer isso acontecer e tornam realidade as bolsas de estudo para nossos alunos – exalta a diretora do Teatro Carlos Gomes, Elisete Beck, citando os doadores do projeto: BluKit, Pacífico Sul, Sênior Sistemas, Altenburg, Hemmer, All4Labels e Bella Janela

Caráter

O Cultura Para Todos tem aspectos artísticos e culturais elogiáveis, inserindo no universo da arte e da cultura cidadãos blumenauenses que passariam à margem dele sem oportunidade de acesso gratuito às conceituadas escolas do Teatro Carlos Gomes.

Mas tem também um viés social importante, tanto do ponto de vista produtivo, movimentando uma cadeia com diferentes fornecedores e prestadores de serviço, quanto do ocupacional, oferecendo alternativas de ocupação extracurricular altamente edificantes para crianças, jovens e adultos. Afinal, cultura e arte, assim como esporte, cumprem a nobre função de lapidar caráteres além de talentos.

Iniciativa

Mas é preciso que a sociedade também faça a sua parte para fechar este ciclo virtuoso, procurando as bolsas que estão sendo oferecidas e, sobretudo, dedicando-se efetivamente ao aprendizado permitido por elas. Se os principais beneficiários do programa, que são os alunos, não derem a devida contrapartida, todo investimento será em vão.

Se você tem interesse em desenvolver suas habilidades artísticas e culturais, portanto, procure as escolas de arte, dança e música do Teatro Carlos Gomes, haverá ótimas oportunidades para você por lá. Seja para se tornar um grande talento, seja para se tornar um grande cidadão.


+ Artigos
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal