clique aqui, e envie sua pergunta


Ficou com alguma dúvida sobre o que leu no portal? Pergunte


1. Antonio José da Silva, operador de máquina industrial, de Aparecida de Goiânia:

Eu tenho um gol G4 e há quatro dias estou ouvindo um barulho nele. Eram os tuchos. Eu queria saber se pode causar algo no motor e até quando posso rodar com ele assim?


R:

Olá Antonio!

 

Andar com os tuchos batendo não é bom, pricipalmente até a gente saber o que está causando o barulho. Vários casos já aconteceram, como carbonização interna no motor que acabou fechando a peneira da bomba de óleo lá no fundo do carter.

 

Como a pressão do óleo vai caindo, os tuchos são os primeiros a apresentarem barulho. Andar assim, nessa hipótese, é questão de tempo para o motor todo ficar sem lubrificação e fundir. Mas a luz do óleo lá no painel já deveria ter acendido ou piscado.

 

Um problema num só tucho também pode ocorrer, então, nesse segundo caso, a substituição do tucho defeituoso já resolveria o problema. Contudo, também não é bom continuar andando assim.

 

Outro caso, mais raro é quando o barulho vem depois que o carro ficou parado vários dias, e quando foi ligado nova-mente, apareceu o barulho. Na maioria das vezes o barulho some sozinho, quando o motor estiver bem aquecido, e mantemos a aceleração em 3 ou 4 mil giros durante uns 5 minutos.

 

Mas atenção: se a gente acelerar assim um motor com falta de lubrificação ou com peças defeituosas, é o fim dele nos mesmos 5 minutos! Melhor procurar um mecâncio para ouvir o motor do seu Gol antes de qualquer conclusão.

Agora você já tem as dicas, valeu!

 

Resposta do colunista de Automóveis do Análise em Foco,Murilo Bacca



2. Francisco vieira, Maquinista na cidade de Aveiro, Portugal

Tenho um kia sportage modelo JE 2000 4WD apareceu um ruído na caixa de câmbios foi desmontada e está como nova, foi verificado todo sistema de engrenagens incluindo árvore de transmissão, as rodas traseiras, que tinha a cruzeta estropiada o ruído continua . Além disto, tenho uma prisão na roda traseira direita , quando faço marcha atrás devagarinho, sinto uma prisão de movimento como um solavanco.

 


R:

Resposta do colunista de Automóveis do Análise em Foco, Murilo Bacca:


Olá Francisco!

Pela sua descrição, só sobrou mesmo o freio traseiro com problema. As lonas de freio mal fixadas ou com falta de molas podem causar ruídos além de trancar de vez em quando. O ruído seria bem diferente de roncos de rolamentos de câmbio ou de rodas, mas é melhor sanar esse problema aí antes de mais nada. O freio traseiro é a tambor certo?

No mais, é bom procurar mecânicos que lidam mais com veículos 4x4, pois essa transmissão é bem mais complexa, existe caixa de câmbio, de redução e de transferência, fora os diferenciais.

Espero ter ajudado, obrigado!

 

 

 

 

 



3. Vanusia Moreira Milo França, funcionária pública, de Maceió (AL):
Tenho uma Ecosport 2011. Depois de uns 5 minutos dirigindo, senti um cheiro de "queimado". Então percebi o freio de estacionamento acionado,baixei imediatamente, mas agora não quer funcionar mais. Levanto-o, o símbolo aparece no painel, mas não permanece em cima. O que aconteceu? Me ajude por favor.

R:

 

Resposta do colunista de Automóveis do Análise em Foco, Murilo Bacca:

 

Olá Vanusia!

Pela sua descrição, a alavanca do freio deve ter passado do ponto máximo que deve ser puxada, então a catraca que existe ali na própria alavanca não prende mais, talvez tenha só desencaixado. Mais importante que isso,no entanto, é verificar os freios traseiros, porque depois de andar acionado a ponto de "cheirar a queimado", cilindros de freio e lonas podem ter sido danificados, e nesse caso, pode comprometer o freio "de pé" também!

Obrigado!



4. Jéferson Petró, Motorista de Laranjeiras do Sul, PR:

 

 

Gostaria de saber a opinião de vocês. Sou louco pelo tempra turbo stille.

Qual é o consumo dele no alcooL? Att.

 


R:

Resposta do colunista de Automóveis do Análise em Foco, Murilo Bacca:

 

Olá  Jéferson

Esses motores turbo da Fiat, tanto do Tempra como do Uno 1.4 nunca existiram a álcool, devido à baixa taxa de compressão que usam. Como são turbinados não podem ter taxa muito alta, caso contrário seria inconveniente quando a turbina entra em ação. E o álcool exige uma compressão alta para funcionar.

 

Obrigado!



5. Salomão Rodrigues da Costa, operador de maquinas e equipamentos (Palmas - TO):
Tenho um palio 1.6 16v. 2001 completo. Troquei a suspensão dianteira toda, uso roda 15, pneus 195/50/15. Quando passo em pequenos buracos, chamados dde "costela de vaca", mesmo devagar, o volante e o painel tremem e chacoalha tudo. O carro está todo alinhadinho, mas quando estou a 130km a direção fica leve demais. Me ajudem, por favor!

R:

Resposta do colunista de Automóveis do Análise em Foco, Murilo Bacca:

Olá, Salomão,

O fato de você usar esse padrão de roda e pneu deixa seu carro bem "duro" e portanto em estradas com "costela de vaca" vai tremer mesmo.  O uso de um aro 14 com pneu 65 por exemplo, aliviaria muito esse tipo de impacto. Se a suspensão do seu Palio está toda nova com molas ori-ginais, vale a pena fazer um teste com outras rodas emprestadas de um perfil mais alto. Quanto à direção ficar muito leve em alta velocidade podemos "culpar" a própria direção hidráulica que no caso do Pálio é bem poderosa e não é progressiva, ou seja, ela não fica mais rígida com o aumento da velocidade. Acontece também se a DH já foi reparada, alguma alteração ter sido feita com intenção de deixar mais leve ainda.

Eles costumam alterar passagens de fluido originais. Geometria também influi na estabilidade mas presumo que você já tenho feito e refeito. Estabilidade aliás, deveria ser ótima com as rodas e pneus que você usa. Não esqueça de experimentar também calibragem mais baixa, caso não tenhas feito ainda.

Qualquer dúvida, pergunte!

 

 



6. Vivian Souza (vivii_as@hotmail.com), assistente administrativo, Balneário Camboriu

Gostaria de saber porque o Análise em Foco ainda não possui uma coluna sobre saúde? Adoro as colunas Carinho de Mãe e Moda, e gostaria de poder achar dicas de saúde também, para o  Análise ficar completo.


R:

Olá, Vivian, sua sugestão é muito boa. Na verdade já estamos pensando nisso há algum tempo, mas precisamos encontrar a forma ideal, tanto gráfica quanto editorialmente, para viabilizar a coluna de saúde.
Mas queremos dar este presente a você o quanto antes, pois o leitor, pra gente, é sempre a maior inspiração. Informaremos quando tivermos o novo conteúdo, e obrigado pela participação e pela audiência. Volte sempre, a casa é sua.



7. Leiry
Fernando, não sei se vc pode me ajudar, mas, ultimamente tem aparecido uns cookies chatissímos no meu pc, em algumas pgnas da net, o avg acha um chamado Yieldmanager, nao sei mais o que faço pra arrancar ele pois o avg não os excluí. E agora??

R:

 

Eu recomendo que você baixe o Spybot do site http://www.superdownloads.com.br/

Instale ele, atualize-o, e põe ele pra rodar...
Deve solucionar o problema...

Abraço!



8. Lincoln Setter
Ola, gostaria de saber se ainda esta on-line a materia que foi feita com estudantes da etevi que jogavam peteca na praça dos estudantes. Obrigado

R:

A foto permanece online, sim, acesse o link: http://www.analiseemfoco.com.br/site/fotodestaque.php?foto=313. Todos os conteúdos postados no portal permanecem definitivamente online.



9. Diego Garcia
Estou com um notebook novinho em folha, uma máquina de primeira, turbinada. mas ela tem um problema grave, ou melhor, gravíssimo: veio com o Windows Vista. E o software da Microsoft simplesmente não permite configurar o teclado para nossa língua nem com "reza brava". Que saudadade do XP... Como configura-lo?

R:

Esse vídeo vai te ajudar...
http://www.youtube.com/watch?v=SP95tf6P25o

Qualquer coisa vc tb acha no google.
A única coisa é que se vc não souber o tipo do teu teclado, vai terque testar alguns (como ABNT, ABNT2, Inglês internacional e etc...) ou colocar no google o modelo do teu notebook pra saber o tipo... (google: modelo notebook teclado).

Att,

Fernando Gevard.

 

Pergunte, enviado pelo leitor Diego, Designer Gràfico, (diegocomunicacaovisual@hotmail.com), Blumenau.



10. Nair Furlani Sobrinho
Boa tarde, Gostaria em saber se existe alguma tabela de camber, especialmente da Ford. Ou se possível qual a tolerancia negativa e/ou positiva do Verona GLX. Abraços Nair Furlani

R:

Olá!

Esse tipo de tabela é ferramenta das oficinas e auto centers que prestam serviços de geometria e também das concessionárias Ford. Segundo o Sr. João Carlos da DVA pneus o ideal é o grau zero para o Câmber nesse seu veículo sendo ele modelo antigo ou europeu, mas a tolerância é de meio grau positivo ou negativo.

Abraço!

Pergunta enviada pelo leitor, Nair Furlani Sobrinho, (nairfurlani@bol.com.br ), Motorista, da cidade de Serra -ES.



11. Cleber dos Santos
Quando o carro começa a formar borra na saída do escapamento é porque está entrando óleo no motor? Retífica é a unica solução? E se deixar assim por muito tempo, quais os danos para o veículo?

R:

 
Olá Cleber!
Uma formação oleosa na saída do escapamento é sempre consequência de consumo excessivo de óleo e aparecimento de fumaça. Imagino que sejaessa a borra de que você fala apesar de não citar os demais problemas. Não confundir com "fuligem" que é uma formação preta e seca que é de certa forma normal mas que em excesso significa má queima de combustível. No caso do motor que "queima" óleo, faz fumaça e deixa essa borra úmida no escape a solução é retífica mesmo.
 Em alguns casos apenas um reparo no cabeçote ou troca de vedadores de válvulas pode resolver, é questão de avaliar o caso. Muitos motores continuam andando bem e vão longe mesmo gastando óleo desde que não se deixe acabar o lubrificante.Também não é legal chegar ao ponto de parecer uma "maria fumaça" que sai por aí poluindo tudo.

Abraço!
Pergunta enviada pelo leitor Cleber dos Santos, (cleber.santos.1968@hotmail.com), Escrituário, de Blumenau. 



12. Rafael Wisintainer
Qual a diferença do carro automático e do automatizado

R:

A diferença está no tipo de caixa de câmbio. O automático não usa embreagem e o mecanismo de troca de marchas é interno, controlado eletronicamente, nos modelos atuais. Já o automatizado é como se fosse uma versão popular do automático, custando cerca de 30% menos. A caixa de câmbio, internamente, é igual a de um carro com câmbio manual, mas a troca é realizada por dispositivos elétricos ou eletro-hidráulicos, que realizam as funções da alavanca de câmbio.
A embreagem está lá, mas é acionada também automaticamente. O automatizado foi uma maneira mais barata que as montadoras encontraram de propiciar trocas de marcha sem o uso da embreagem,
Dando uma sensação de dirigir "parecida" com a de um carro com câmbio automático, com a opção de troca manual ou automática.

Murilo Bacca



13. Miguel
Como posso anunciar/recomendar um livro no PORTAL ?

R:

Proponhamos fazer um artigo no escreva, contando detalhes sobre o livro.                                                                                

Análise em Foco.



14. Miguel Wisintainer
Ola Fernando, Tudo bem ? Seria possivel comentarmos sobre um software que compartilha dados do computador e que tambem pode ser usado como um sistema de segurança com WEBCAM ? T+ Miguel

R:

Professor Miguel, para responder a sua pergunta com maior profundidade, farei inclusive um artigo em minha página, acompanhe a seção de informática nos próximos dias.    

Fernando Gevard.



15. Miguel Wisintainer, Professor (Blumenau)
Pode-se ligar carro com o pé da embreagem ?

R:

Sim, pode, mas vale ressaltar que quanto menos tempo a fica pressionada, mais tempo dura. Portanto, é só não abusar nem usá-la desnecessariamente.

Murilo Bacca



Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal