Análise em Foco > Personalidade
PACOTÃO DE ANÚNCIOS MARCA ANIVERSÁRIO
Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2017

Há cerca de um mês a administração municipal vem anunciando uma série de novos investimentos, iniciativas e ações, num pacote de projetos convenientemente elaborado para ser entregue no aniversário da cidade. Por pouco não chegou-se a uma lista de 167 anúncios e realizações, de tantas ordens de serviço, licitações e parcerias assinadas pelo município na véspera dos 167 anos – acesse o site da prefeitura e confira quais são estas iniciativas.

Entre grandes e pequenos investimentos, algumas das iniciativas se destacam mais pelo conceito do que pelo valor, como o sistema de captação de água da chuva e de energia solar construído com material reaproveitado pelos próprios alunos da Escola Básica Municipal Lauro Müller, que será inaugurado nesta sexta-feira – os alunos da unidade também ajudam na manutenção de uma horta escolar, como ocorre em outras escolas do município.

Mais importante do que os anúncios, contudo, vai ser a capacidade de execução de todas as obras anunciadas. Afinal, quanto maior a expectativa gerada, maior a frustração produzida em caso de fracasso. Blumenau, na média, tem um histórico favorável na execução de seus projetos de infraestrutura, mas não deixa de ter seus elefantes brancos – a revitalização até agora frustrada da margem esquerda do rio Itajaí-Açu é o exemplo mais recente.

Fórmula

Não há nenhum motivo, entretanto, para torcer contra os novos projetos. Que eles possam ser tirados do papel da melhor forma possível, independente de quem vai começar e terminar cada obra. Que Blumenau possa seguir vendo seus gestores darem continuidade a projetos herdados de antecessores, além de formularem os próprios.

Fórmula que vem dando certo há quase meio século. Mais precisamente desde os anos 1970, conforme reconhece o prefeito Napoleão Bernardes. Nascidos na gestão do ex-prefeito Felix Theiss e aprimorados em gestões posteriores, os projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano que Blumenau vem executando obedecem a uma lógica de planejamento que, se falhou em muitos aspectos, acertou em tantos outros.

Reconhecimento

Por isso, em mais este aniversário da nossa bela, loura e desenvolvida Blumenau, resta dar-lhe parabéns e reconhecer mais uma vez sua capacidade de trabalho e compromisso com a prosperidade.  Mas resta também o lamento pela falta de reconhecimento de quem deveria recompensar em vez de punir toda esta capacidade e compromisso.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal