Análise em Foco > Personalidade
O VELHO E O NOVO NO CARDÁPIO DA OKTOBERFEST
Segunda-Feira, 04 de Setembro de 2017

Entre pratos tradicionais e neo-tradicionais, a Oktoberfest 2017 vai ter um cardápio com opções para agradar dos menos aos mais exigentes comensais. Para quem gosta de pratos mais elaborados, a cozinha do Senac traz uma sedutora combinação de pato desfiado ao molho xadrez com chucrute e purê agridoce de maçã. Para os que curtem menus mais populares, deliciosos pastéis e pizzas de eisbein – ou joelho de porco, tradicional iguaria da culinária germânica – estarão disponíveis em pontos de venda no interior da Vila Germânica. Entre diversas outras opções, que vão do pão com bolinho ao pão com salsichão, passando pela coxa de peru, pela bisteca de porco, pelo hamburger alemão, pela batata recheada e por muitos outros itens de um cardápio que certamente vai deixar suas papilas em êxtase.

A Oktoberfest de Blumenau é considerada a segunda maior festa da celebração germânica no mundo, em número de visitantes e consumo de chope. Perde apenas para a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que inspirou o evento blumenauense, cuja 34ª edição começa no próximo dia 4 e vai até o dia 22 – em Igrejinha, município do Rio Grande do Sul, outra Oktoberfest expressiva é realizada e vai para a 30ª edição, entre os dias 20 e 29 de outubro. Entre as causas de tanto sucesso estão fatores como a força da marca Blumenau, que atrai visitantes de todo o país; a capacidade de trabalho e organização dos blumenauenses e a disposição dos organizadores do evento em reinventá-lo a cada ano. Tanto em relação à estrutura do Parque Vila Germânica quanto em relação ao conteúdo da festa, ela não deixou de evoluir desde 1983, quando a cidade reergueu-se de uma das piores tragédias ambientais de sua história (que tem muitas) através de uma celebração festiva da cultura, da tradição e da tenacidade do povo blumenauense.

Tradição e inovação

E neste processo constante de reinvenção está o cardápio, tradicional por um lado e inovador por outro. Se foram mantidos pratos e ingredientes típicos da colonização, por outro foram acrescentadas opções que trouxeram releituras gastronômicas de cada um deles, mantendo a tradição mas incorporando novas influências. Na última quinta-feira, imprensa e convidados puderam conhecer e experimentar parte das iguarias que estarão disponíveis na 34ª edição da Oktoberfest. Conforme já foi dito acima, elas deixarão em êxtase as papilas gustativas de quem for ao evento. Harmonizadas com os muitos tipos de chope da festa, incluindo os artesanais, e a animação das bandas típicas, transformarão este êxtase em catarse coletiva ao longo de 18 dias de festa.

Faltando menos de 30 dias para começar a maior celebração da tradição germânica fora da Alemanha, portanto, é hora de começar a se preparar para a festa. O primeiro passo é garantir o ingresso, pois eles são limitados para respeitar a capacidade da Vila Germânica e garantir o conforto de quem vai à festa. Os bilhetes já estão disponíveis no site do evento e podem ser comprados pela internet com antecedência. Quem não se agilizar, pode acabar ficando de fora. Abra o olho, portanto, para não perder a festa. Depois, só em 2018. 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal