Análise em Foco > Personalidade
O MESMO GUARDA-CHUVA NÃO SERVE PARA TODOS
Quarta-Feira, 09 de Maio de 2012

O professor Nazareno Schmoeller, ligado ao Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão (Sigad), estrutura do departamento de Economia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), ressalta que esta é uma crise política e institucional, não econômica.


– O sistema produtivo está em dia, funcionando plenamente. As máquinas podem operar normalmente, há matriz energética para isso, os consumidores querem comprar e geram demanda para a produção, enfim, não há nada de errado com o capitalismo – raciocina Schmoeller.


Ele ressalta, contudo, que os ajustes necessários nas instituições em crise, principalmente a pública, precisarão ser discutidos com a população de cada país, de forma justa e democrática, que não prejudique novamente o cidadão e o trabalhador. Neste contexto, Schmoeller avalia que cada nação em crise resolva de forma autônoma seus problemas, e não segundo diretrizes e interesses macrorregionais, como, no caso da Europa,no âmbito na União Europeia.


– Em um temporal, não há como colocar todos sob o mesmo guarda-chuva – resume o economista da Furb.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal