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CAMPANHA DE EMPRESAS E ENTIDADES É EXEMPLO DE AÇÃO SOCIAL
Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2014

OPINIÃO DO ANÃLISE


Existem diferentes formas de se fazer ação social. Algumas dão mais resultado, outras menos. Algumas se destacam positivamente, com grande efeito transformador, outras são absolutamente inócuas, sem nenhum poder de transformação.


A ação social que dá resultado é aquela que ajuda a diluir as desigualdades sociais (e culturais também, em alguns casos). Bem planejadas, as iniciativas do terceiro setor são uma ferramenta eficiente para melhorar tanto a qualidade de vida de algumas camadas da população quanto o nível de conscientização da sociedade e do cidadão.


É o caso da campanha Lacre Solidário, promovida pela Fundação Fritz Müller (FFM) e pelo Rotary Club Blumenau Garcia, em parceria com empresas e entidades da cidade e da região. Este ano,  através de postos de coleta instalados em mais de 60 estabelecimentos (empresas, restaurantes, bares, escolas e supermercados), foram coletados mais de 3,5 toneladas de lacres, extraídos de latas de alumínio. A cada 90 kg de material arrecadado, uma cadeira de rodas é doada a entidades que representam portadores de necessidade especial.


Em primeiro lugar, a iniciativa se destaca por beneficiar os deficientes, que, apesar de todo o preconceito e falta de atenção com que são tratados por autoridades e pelo poder público, representam uma faixa significativa e importante da população, inclusive daquela economicamente ativa. São pessoas com reconhecida capacidade produtiva, contribuintes como todo brasileiro e agentes transformadores em potencial. Principalmente pela percepção diferenciada que têm da vida e pela grande capacidade de conviver com dificuldades e desafios. São exemplos inspiradores de força, cidadania e civilidade.


O segundo grande mérito da campanha está em envolver o cidadão de forma sadia e estimulante com o engajamento social. Afinal, por que não ajudar o próximo quando isso é um ato factível? Entre as pessoas de bem, que se preocupam com o meio no qual estão inseridas, há muita gente com interesse de contribuir com o desenvolvimento comunitário. Muitas vezes, no entanto, esta entrega a quem precisa fica fora do alcance, por implicar custos incompatíveis ou tempo indisponível para quem deseja ajudar. Neste contexto, quem se recusaria a cumprir tarefa tão simples quanto levar o lacre de uma lata de cerveja ou de refrigerante a um posto de coleta para vê-lo transformado em cadeiras de roda para deficientes? Não é à toa que, de lacre em lacre, chegou-se a quase 4 toneladas de alumínio em 2014, convertidas em 39 cadeiras de roda, beneficiando cidadãos com necessidade especial em toda a região.


Um terceiro aspecto positivo da iniciativa está ligado à questão ambiental. Além de beneficiar diretamente os deficiente e despertar o cidadão para o comprometimento social, a coleta de lacres também desenvolve a consciência do indivíduo em relação à importância de se preservar o meio ambiente através da reciclagem de materiais.


Diretriz recomendável


Que o projeto da FFM, do Rotary e demais parceiros possa servir de exemplo e inspirar ações semelhantes, portanto. Num país em que a necessidade de se rever o modelo de ação social em curso é urgente – até o novo ministro da Fazenda já reconheceu isso, adiantando que no ano que vem pode fazer cortes no Bolsa Família, por exemplo –, ideias como a da campanha Lacre Solidário certamente são uma diretriz altamente recomendável.


A cerimônia de entrega das cadeiras de roda obtidas através da campanha em 2014 ocorrerá na próxima quarta-feira, às 9h, no shopping Park Europeu, em Blumenau. 





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