Análise em Foco > Personalidade
PARA O BRASIL MOMENTO É DE CRISE, PARA NÓS DE AVANÇO E OUSADIA
Sábado, 25 de Julho de 2015

No momento em que o Brasil chega ao fundo do poço de mais uma crise política e econômica, nós apostamos novamente na capacidade do país. Neste dia 25 de julho, quando o Análise em Foco completa seu sexto ano de vida, cumprimos uma promessa feita há quase dois anos e lançamos o aplicativo Beevy, que, assim como o portal, nasce com potencial para precipitar mudanças de mercado. Depois de um longo, desafiador e doloroso processo, movido a muito trabalho, persistência, superação e investimento, finalizamos mais um projeto. Como é nossa marca, buscamos fazer algo inovador, diferente e transformador, sempre mirando na satisfação de nossos internautas e, agora, possíveis usuários do novo produto que oferecemos.


No caso do aplicativo que acabamos de entregar a você – já disponível para download na Play Store  â€“, devemos reconhecer que atingimos um resultado absolutamente inesperado até dois anos atrás, quando surgiu a ideia de criar uma ferramenta de interação social diferente e pioneira. Até o momento em que vislumbramos pela primeira vez a possibilidade de desenvolver tal mecanismo, jamais pensáramos em criar conteúdos fora do campo editorial, de onde somos oriundos e no qual nos estabelecemos com êxito, apostando numa fórmula igualmente ousada e inovadora. Desenvolver tecnologia ou software, até então, não fazia parte sequer dos nossos sonhos.


Quis o destino, contudo, que a ideia central do projeto, meio que como num passe de mágica, caísse em nosso colo. Ao melhor estilo “numa manhã ensolarada de domingo†(ou, em nosso caso, “no olho do furacãoâ€), surgiu a proposta de criar um aplicativo que permitisse a pessoas desconhecidas interagir com mais facilidade. Daí para imaginar esta mesma ferramenta permitindo aos usuários verificar quem está num determinado lugar antes mesmo de ir até lá, foi um pulo. Nascia, assim, o projeto Beevy, que ganha vida neste dia 25 de julho – saiba mais sobre o aplicativo acessando a página Mundo Beevy ou o site http://www.beevyapp.com/.


Vocação vitoriosa


Demos vida a um projeto de vocação aparentemente tão vitoriosa que ele ganhou cópia antes mesmo de ser lançado. Quem procurar por ferramentas do gênero na loja virtual, encontrará um aplicativo que utiliza argumentos de apresentação tão semelhantes e compatíveis com os que apresentamos publicamente há dois anos, quando iniciamos o desenvolvimento do projeto e o tornamos público, que uma suspeita inexorável brotou entre nós. Ao que indicam muitas similaridades da ferramenta citada com o escopo da nossa, inclusive de discurso, acreditamos que possa eventualmente ter se tratado de uma tentativa de antecipar a jogada que nós já preparávamos, como se isso pudesse inverter o resultado do jogo antes mesmo de ele começar.


A tentativa, contudo, se é que houve de fato, foi inócua, pois o jogo só começa agora e o resultado quem vai determinar é o usuário, dizendo qual ferramenta é melhor. Da nossa parte, o que podemos afirmar com toda convicção é que criamos um sistema e um conceito inteiramente novos no segmento em que acabamos de entrar, revolucionando o princípio e o mecanismo de funcionamento das ferramentas de interatividade social. E fizemos isso sem deixar de lado aquele princípio básico, eternizado pelo grande mago da era digital, Steve Jobs: as coisas precisam ser bem desenhadas e acabadas, além de funcionais e intuitivas. O design precisa casar com a engenharia da melhor forma possível, para que funcionalidade e prazer misturem-se na percepção do consumidor e isso o leve a se apaixonar pelo produto.


Já nosso concorrente optou por readequar princípios existentes e reformular métodos já utilizados, colocando um rótulo novo num produto já conhecido e dando à concepção gráfica uma importância menor. Vejamos agora o que dirá o mercado sobre esta disputa, que vença o melhor.


Envolvimento


Por isso vai ser muito importante que você, internauta, principalmente aqueles que nos acompanham desde o início desta saga empreendedora, participe de mais este esforço criativo que fazemos, baixando o Beevy em seu smartfone ou tablet, usando-o sem parcimônia e falando dele para quem puder. É esta corrente que poderá unir a todos nós em torno de um objetivo bem claro: colocar nossa cidade, nosso estado e nosso país definitivamente no mapa da nova economia, da economia criativa, da geração de emprego, renda e riqueza através de coisas que não se pega com a mão nem se coloca etiqueta. Estamos fazendo nossa parte colocando no mercado um produto com potencial para atingir este resultado, agora você tem que fazer a sua usando-o, ajudando-nos a melhorá-lo e falando dele para o maior número de pessoas possível.


O Brasil já tem bons exemplos de iniciativas vencedoras neste universo, mas falta ainda uma possibilidade mais latente de fazer frente às “Incs†norteamericanas, por exemplo, que hoje somam 60% das empresas mais bem sucedidas do mundo, em valor de mercado, desta nova era da economia, ou às asiáticas, que também já começaram a mostrar suas garras neste novo cenário de desenvolvimento econômico. Acreditamos que o Beevy, quando for melhorado e se tornar mais conhecido, tem todo potencial para se candidatar ao posto de um produto de massa bem sucedido. É esta crença que nos faz trabalhar dura e incansavelmente para viabilizar esta possibilidade.


Àqueles que serão os primeiros usuários do aplicativo, dizemos de antemão que, além de eternamente gratos por sua chegada ao Mundo Beevy, faremos questão também de considerá-los como co-autores deste capitulo da história, que ganha vida com o desejo de reescrevê-la. Por isso venha ser um beevyer você também, e vamos juntos reescrever nossa própria história.


Agradecimentos


Quando se cumpre uma jornada longa e desafiadora como esta, jamais se pode querer creditar a vitória a um só indivíduo ou pessoa, de forma que os agradecimentos são muitos e os gestos de reconhecimento também. E aqui devemos falar não só do lançamento do Beevy, mas também dos seis anos de vida do Análise em Foco, completados neste sábado. Quem voltar no tempo e lembrar de como era o mercado local de comunicação antes de 2009 e como ele é hoje, perceberá que muita coisa mudou. Uma fatia perceptível das verbas de publicidade, por exemplo, públicas e privadas, mudou de direção e pousou no terreno fértil da internet. Outros veículos aproveitaram o movimento e se beneficiaram igualmente dele, marcando seu território e obtendo uma fatia do bolo que nós induzimos o mercado a colocar na mesa.


Por isso devemos lembrar primeiro de nossos internautas na hora de fazer agradecimentos, afinal sem eles não teríamos chegado sequer até aqui, nem tampouco desenvolvido um projeto da dimensão do Beevy. Desde o dia 25 de julho de 2009, quando foi lançado, o AeF chegou a quase 5 milhões de acessos, então, para começar, devemos dizer 5 milhões de vezes muito obrigado a nossos internautas.


Também precisamos demonstrar muita gratidão aos anunciantes do portal, que mantiveram seus contratos, sem impor nenhum tipo de constrangimento ao veículo, durante todo o tempo em que o AeF esteve parcialmente inativo, emprestando sua equipe e sua estrutura ao desenvolvimento do projeto Beevy. Sem este gesto de boa vontade dos nossos parceiros e patrocinadores para com o objetivo traçado, as coisas seguramente teriam sido ainda mais difíceis do que foram. A cada um deles, portanto, também expressamos um profundo reconhecimento, além de considerá-los também como co-autores da obra que acabamos de conceber.


Por fim, agradecemos também ao programador e às duas empresas que nos ajudaram a desenvolver o projeto. Sem eles, o sonho jamais teria se tornado realidade. Sem o empenho, a persistência e a fé de todos no trabalho, do início ao fim, vencendo dificuldades e improbabilidades, possivelmente esta seria só mais uma iniciativa deixada pelo caminho, algo nada incomum num país que ainda faz muito pouco por quem empreende no delicado e melindroso universo da tecnologia e da inovação - realidade que começa a mudar com algumas iniciativas interessantes, deve-se reconhecer, mas que ainda dificulta a vida de quem tem boas ideias. 


As batalhas e a guerra


É claro que temos plena convicção das dificuldades e desafios ainda maiores que enfrentaremos a partir de agora para dar ao projeto a dimensão que ele merece. De qualquer forma, vencer uma batalha é o primeiro passo para quem quer vencer uma guerra, e a primeira luta nós vencemos, desenvolvendo e publicando o aplicativo na Play Store - quem usa Iphone terá que esperar um pouco, mas lançaremos a versão para IOS. Agora precisamos unir forças com você para seguir adiante, vencer novas batalhas e, quem sabe, também a guerra. Encaremos a luta, portanto, é o que nos resta.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal