Análise em Foco > Personalidade
O CÓDIGO-FONTE E A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DA GOOGLE
Domingo, 21 de Fevereiro de 2010

Em novembro do ano passado, a gigante Google abriu ao mundo sua linguagem de programação. Isso equivale, em uma comparação simplista, a você ensinar a alguém a língua que você utiliza para escrever poemas ou produzir textos de Best Seller.


As notas musicais também servem como bom exemplo de linguagem de programação: elas são o meio (linguagem) que o programador (músico) utiliza para construir o programa (canção).


É como se a Google tivesse revelado a todos as notas musicais que utilizou para compor suas canções (Google, Orkut, Gmail, Adsense, etc.).


Mas ela revelou apenas as notas utilizadas, e não as partituras completas, que, no caso da programação de software, são chamadas de códigos-fonte. Por trás de um menu sobre o qual você clica, ou das cores e dos textos que você vê na tela do computador, estão os códigos-fonte. Eles são o segredo de todo e qualquer programa de computador.


E estes a Google só revelará por força de lei ou acordos, como já aconteceu com a Microsoft no passado.


No início desta década, a empresa de Bill Gates chegou a ser acionada judicialmente e acabou forçada a abrir parte dos códigos-fonte do Office e do Windows. Para alguns, questão de mercado, para quebrar o monopólio de Gates; para outros, questão de segurança, pois a Microsoft poderia estar espionando computadores em todo o mundo.


No caso da Google, qual seria o argumento para forçar uma abertura de códigos-fonte? Para o colunista de Informática do Análise em Foco, a segurança dos internautas, das nações e dos governos. Por estar hoje na tela de quase todos os computadores do Planeta, a gigante da internet tem uma presença muito íntima na vida de cidadãos e instituições.


Assim, de acordo com Fernando Gevard, seria possível para a Google roubar informações e espionar um internauta que utiliza o Gmail, por exemplo, ou outra de suas interfaces.


– Imagine os códigos-fonte da Google caindo na mão de terroristas – sugere Gevard.


Leia a coluna de Informática e entenda um pouco mais sobre linhuagem de programação, código-fonte e o poder que eles deram à Google em todo o mundo. Somente aqui, no melhor portal de análise e opinião da Web.   




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal