Análise em Foco > Personalidade
UM GRANDE NEGÓCIO PARA O VALE
Segunda-Feira, 04 de Abril de 2016

Um detalhe importante no momento de ligar sua residência à rede de esgoto é fazer a devida separação entre a canalização dos cômodos da casa (banheiro, cozinha e lavação) e aquela que recolhe a água da chuva dos telhados e do terreno.


Como se pode conferir na ilustração, a água da chuva deve seguir para a galeria de drenagem pluvial, enquanto aquela que escoa do banheiro, da cozinha e da lavação deve ser direcionada para a rede de esgoto. Se esta divisão não for respeitada, a eficiência do sistema é comprometida e o investimento feito em saneamento, pago por você, não dará o retorno que se espera dele.


Uma região de potencial hídrico e natural abundante como o Vale do Itajaí pode ter ganhos significativos não só na área da saúde com o saneamento, mas também no setor econômico. A exploração do turismo e do lazer, por exemplo, poderia gerar dividendos em larga escala com a despoluição da bacia – em postagem recente comparamos o rio Itajaí-Açu com um congênere alemão, o Mosela, explorado até por cruzeiros marítimos.


Por isso é de interesse coletivo fazer o sistema funcionar, em toda a região, para termos rios e ribeirões despoluídos e através deles gerar riquezas para a população. Se todos fizerem sua parte, o saneamento poderá ser um grande negócio para o Vale do Itajaí.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal