Análise em Foco > Personalidade
APESAR DA CRISE, BLUMENAU MANTÉM INVESTIMENTO E COLHE RESULTADO
Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2016

Quem vai ao Parque Vila Germânica, em Blumenau, tem a impressão de estar chegando a outro país neste Natal. Nos dias nublados, então, a sensação é de estar na Europa, cantando Jingle Bell com o Santa Claus. Uma sensação visual que fascina os visitantes. No lugar onde estão os bonecos artificiais de neve, um simulacro de paisagens geladas remete a ambientes natalinos do Hemisfério Norte, fazendo a festa de quem gosta de fotografar e encantando quem passa pela Vila. Adornado pela arquitetura típica do local, o espaço realmente é atração à parte no conjunto de atrações que a cidade preparou neste fim de ano, tanto para os blumenauenses quanto para os turistas.


Ao manter este e outros investimentos na montagem das estruturas de Natal e Réveillon, Blumenau nadou contra a corrente, destacou o prefeito Napoleão Bernardes. Em um momento de crise econômica, fiscal e financeira, em que a esfera pública cortou mais gastos do que criou, a manutenção do orçamento para iniciativas de lazer e turismo mostra que as contas do município estão em ordem, de um lado, e a aposta da administração municipal no segmento deu resultado, do outro. Pelo menos esta é a avaliação do chefe do Executivo blumenauense.


Na última sexta-feira, ele e os gestores da Vila Germânica destacaram resultados dos segmentos turístico e de lazer no município em 2016. De acordo com números apresentados em coletiva de imprensa, a Oktoberfest deste ano, principal evento organizado na cidade, teve um resultado financeiro bastante positivo, gerando superávit de R$ 3,5 milhões.


– Se a Oktoberfest empatasse dinheiro já seria bom negócio, pelos resultados que produz em termos de divulgação da cidade e do movimento que gera na economia local. Com um superávit substancial como este, podemos dizer que foi um excelente negócio, portanto – analisou o prefeito.


Liberdade


O presidente do Parque Vila Germânica, que acumula também a pasta de Turismo no município, observou que o resultado deu-se em função, principalmente, da liberdade que ele e sua equipe têm para trabalhar de acordo com um planejamento voltado para o mercado.


– O que a gente faz não é nada mais do que trabalhar com foco no resultado, traçando metas, elaborando estratégias e buscando objetivos. Então só temos que agradecer por ter liberdade de trabalhar desta forma e seguir nesta linha, mantendo o que está dando certo e aprimorando o que precisa ser melhorado – resumiu Ricardo Stodieck.


Bernardes mencionou outros eventos organizados ao longo do ano, como o festival náutico que agitou o rio Itajaí-Açu, e destacou o fato de que a montagem de estruturas como a Vila de Natal (no começo do ano também teve a de Páscoa) agregam valor à qualidade de vida dos blumenauenses, além de gerar ganho social – escolas da rede municipal de ensino e entidades de assistência, por exemplo, promovem visitas gratuitas aos espaços temáticos montados na Vila Germânica.


O prefeito de Blumenau também adiantou que em 2017 a cidade terá novo festival gastronômico, cujos detalhes, contudo, ainda não foram divulgados. A aposta no turismo e no lazer, garante, seguirá em curso e o segmento de negócios, assim como o de eventos (principalmente os de pequeno e médio porte), serão o foco da estratégia.


Lua de mel


Em lua de mel com o eleitor blumenauense, depois de uma vitória de ponta a ponta em disputada eleição de dois turnos, Napoleão Bernardes e sua equipe estão desfrutando de um momento ímpar à frente da administração municipal. Em sua última postagem o Análise em Foco destacou este aspecto, analisando o novo edital do transporte público que Blumenau deve lançar esta semana. Observou-se, na publicação, como uma aposta arriscada do prefeito acabou se transformando numa eminente e significativa vitória de sua gestão.


Agora, com os resultados apresentados no segmento de turismo e lazer, outra aposta da atual gestão vai se mostrando acertada. Ao dar uma cadência mais profissional à Vila Germânica, assumiu-se o risco de gerar desconfortos no ambiente político e instabilidades na máquina municipal. O bônus, no entanto, superou o ônus e o resultado agora está aí, para quem quiser ver. Prova de que um pouco de profissionalismo e critério fazem muito bem para a gestão pública, sim senhor.


Carências


Para que tais resultados sejam sustentáveis, no entanto, Blumenau precisa estar atenta a alguns aspectos que podem comprometer novos avanços no futuro. A infraestrutura, por exemplo, hoje depõe mais contra do que a favor da cidade. Dos acessos ao município a ruas e avenidas de seu perímetro urbano, muita coisa está por ser feita para dar mais conforto a blumenauense e turistas; o setor hoteleiro, da mesma forma, precisa evoluir; o transporte público carece de maior articulação entre modais; o setor gastronômico merece um upgrade; as nossas florestas e recursos hídricos poderiam ser melhor aproveitados; a tecnologia e a inovação, vocações intrínsecas da cidade, podem contribuir bem mais na organização de eventos.


Blumenau precisa interligar seus diferentes potencias como destino turístico e agregar mais valor a seu trade, tanto para atrair mais turistas quanto para obter mais renda junto a eles. Claro que se trata de projetos que não podem ser executados em uma única gestão, mas eles precisam ser formulados o quanto antes e devem envolver toda a sociedade em sua execução.


O primeiro passo, que é olhar para o segmento e dar a ele a atenção que merece, parece que já foi dado, assim como os primeiros resultados já foram obtidos. Agora é dar sequência ao trabalho, valorizar o que está funcionando e rever o que não está dando certo. Aos blumenauenses, cabe torcer para que os gestores do município sejam bem sucedidos nesta missão, pois quem ganha com isso é a cidade.  




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal