Análise em Foco > Personalidade
“VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIRâ€
Domingo, 25 de Junho de 2017

O prefeito Napoleão Bernardes evitou qualquer demonstração de euforia, ou pelo menos disfarçou muito bem este ou qualquer outro sentimento mais expansivo. Pareceu até evitar a imprensa fora do contato estritamente protocolar, falando apenas o rigorosamente necessário e saindo pela tangente a cada tentativa de se extrair dele alguma expressão menos contida. De revanchismo, sequer um resquício – e seria natural que houvesse, pelo tanto que ele apanhou dos adversários quando rompeu contrato com o Consórcio Siga e colocou uma empresa de fora para prestar serviço na cidade. A bem da verdade, não faltou quem torcesse contra Napoleão no episódio, botando um olho gordo de obesidade mórbida em suas pretensões.

Mas o fato é que o tucano venceu uma bela partida de xadrez. Ele garante que em momento algum, desde a decisão de romper contrato com o antigo prestador do serviço, teve dúvida de que o final do jogo seria esse.

– Tínhamos plena convicção de que daria tudo certo – garante o prefeito.

Sonho

Um membro do primeiríssimo escalão de governo, contudo, reconhece:

– Era um sonho.

Sonho é aquilo em que a gente só acredita de fato quando realiza, então é possível que a dúvida em algum momentos possa ter permeado o pensamento do prefeito e de seus pares de Praça Victor Konder. Nada mais natural, aliás, pela dimensão da empreitada assumida por eles. Na verdade é até difícil acreditar que o prefeito não tenha se deixado tomar, mesmo que ocasionalmente, por algum receio. A decisão do rompimento, inegavelmente ousada e corajosa, trazia consigo tantos riscos que nem o mais renomado vidente poderia prever um final tão retumbante para uma iniciativa com tantas possibilidades de fracasso acachapante.

Equilíbrio

Não se pode deixar de reconhecer, portanto, a postura equilibrada e contida de Napoleão Bernardes neste momento. Tem gente por aí que, na situação dele, agora ligaria a metralhadora no automático e em módulo giratório. Ou recorreria à máxima do Zagalo: “Vocês vão ter que me engolir!”.

Napoleão só não consegue conter o sorrisão que lhe é característico quando confrontado com as possibilidades que o êxito do transporte abre-lhe pela frente, inclusive a de fazer o sucessor.

– Bom, quem sabe agora já dê pra começar a pensar nisso – brinca o prefeito, quem sabe já nem tão de brincadeira assim.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal