Análise em Foco > Personalidade
UMA SEMANA PARA AMPLIAR HORIZONTES
Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2017

Com o objetivo de ajudar as empresas filiadas a superar todos estes desafios, além de motivá-las a explorar novos nichos de mercado, o Simmmeb organiza mais uma edição da Semana da Indústria, que ocorre de 11 a 14 de setembro e traz uma série de ações voltadas ao fomento da atividade industrial no segmento representado pela entidade. No site do evento é possível conferir todas a programação e buscar por boas oportunidades.

Este ano a Semana da Indústria do Simmmeb vai reforçar a importância do pólo cervejeiro para o segmento elétrico e metal-mecânico.

– Hoje Blumenau se destaca na fabricação de cerveja artesanal, mas compra todos os equipamentos utilizados no processo de estados vizinhos – observa o ex-presidente do Simmmeb, Hans Heinrich Bethe, destacando ainda que o mercado de cervejas artesanais tem um potencial enorme de crescimento no Brasil (representa 1% do consumo nacional, enquanto nos EUA chega a 15%, segundo ele).

Associativismo

A capacidade de associativismo dos blumenauenses na hora de identificar problemas e formular soluções voltadas ao desenvolvimento das empresas da cidade sempre foi e continua sendo uma das marcas registradas de Blumenau. Desde a fundação da colônia por imigrantes alemães, a busca em conjunto pelo caminho da prosperidade foi o diferencial da cidade que não esgota sua capacidade de inovar, investir, trabalhar e se desenvolver – outras entidades, como Acib, Ampe e Sintex, entre demais sindicatos patronais do município, são pioneiros e servem de modelo associativista há muito tempo.

Infelizmente o país não faz sua parte na hora de corresponder a todo este potencial. Imagine a economia do município, que já dá tantos exemplo, tonificada pela duplicação da BR-470, pela reestruturação do aeroporto de Navegantes, pela redução da carga tributária e do custo da logística, pela diminuição da burocracia e da presença do Estado no dia-a-dia das corporações.

Dá para imaginar que a profusão de empresas vencedoras seria ainda maior do que já é na cidade e na região que já deram e continuam dando vida a tantos cases bem sucedidos de empreendedorismo. Tanto Blumenau quanto o Vale do Itajaí teriam todas as condições de ampliar seu PIB a taxas bem próximas dos dois dígitos caso o país lhes desse condições. Quem duvida, que pague para ver.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal