Análise em Foco > Personalidade
BLUMENAU INSPIRA PREFEITOS DO OESTE CATARINENSE
Sexta-Feira, 08 de Dezembro de 2017

Na última quarta-feira o presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, que também comanda a Secretaria de Turismo do município, viajou para Joaçaba, no Oeste de SC, a convite de um grupo de prefeitos da região. De acordo com ele, o interesse pelo compartilhamento de experiências teria partido dos resultados obtidos por Blumenau na reestruturação da atividade turística. Como principal case deste trabalho, o desempenho financeiro do maior evento promovido na cidade, a Oktoberfest, que em 2017 teve um lucro líquido de quase R$ 1,5 milhão.

Stodieck prefere o termo superávit no lugar de lucro, por tratar-se de uma autarquia, e não de uma empresa – a Vila Germânica, promotora do evento, é um órgão público do município. Trocando por miúdos, contudo, o que a Oktoberfest deu foi mesmo um baita lucro, um resultado positivo considerável, uma margem Ebitda (de aproximadamente 30%) de fazer inveja a muita empresa competitiva do mercado.

Conforme já destacou o Análise em Foco em postagem recente, é este resultado positivo do evento nos últimos anos que vem permitindo ao município, mesmo em época de crise financeira, fazer investimentos na oferta de lazer para os blumenauenses e para os turistas que visitam a cidade – o Magia de Natal, por exemplo, é feito com recursos próprios da Vila Germânica, trazendo uma série de atrações como desfiles, passeios por uma vila natalina de encher os olhos e feira livre de artigos natalinos.

– Desde que foi criada, em 1960, esta é a primeira vez que a Fundação Promotora de Eventos de Blumenau (Proeb, razão social da Vila Germânica) tem recurso próprio para investir – sustenta Stodieck.

Mercado

Não resta dúvida de que esta visão de mercado levada ao dia a dia da administração pública pode dar bons resultados, como deu na organização da Oktoberfest. Muitas vezes a distância entre o ponto de partida e o ponto de chegada, entre a meta e o resultado, pode ser só uma questão de método, de planejamento, de estratégia. E é exatamente aí que entra a metodologia privada de gestão, na qual o fim será sempre mais importante do que o meio.

Segundo o presidente da Vila Germânica este foi o foco da experiência dividida com os colegas de gestão pública no Oeste.

– O que a gente mostra é que são ajustes aqui e ali que se faz para chegar ao resultado, não é nada tão complexo. É tudo uma questão de planejamento, trabalho e foco no objetivo.

Contraste

O case da Oktoberfest e da Vila Germânica realmente merece ser compartilhado. Mostra como é possível, sim, obter bons resultados na administração pública com estratégia, planejamento e objetivos claros. Se há um universo de coisas que atrapalham, como a burocracia, a corrupção e a ineficiência, também há uma boa quantidade de portas e janelas de oportunidades para se explorar na esfera estatal. É uma questão de se ter leis e regras duras, mas também princípio, responsabilidade e comprometimento com a meta – quem trabalha com Stodieck na Vila Germânica comenta que os horários e as tarefas costumam ser cobrados  com rigor na autarquia.

Mas é igualmente importante que, ao relatar esta experiência positiva, Blumenau leve a conhecimento de suas congêneres também os aspectos negativos de seu planejamento turístico, que nos últimos anos nem sempre esteve à altura da vocação blumenauense para o turismo – nossos hotéis ficaram sucateados (com exceções honrosas), nossa gastronomia ficou obsoleta, nossa infraestrutura perdeu terreno para outras cidades e nossos acessos ficaram tão ruins que afugentaram até os cobradores.

Reação

Mais recentemente algumas iniciativas começaram a ganhar corpo na tentativa de recuperar o tempo perdido. Elas precisam avançar rapidamente, no entanto, antes que Blumenau fique ainda mais defasada em alguns aspectos.

Que o exemplo vitorioso da Oktoberfest possa ensejar outros, além dos que já existem – como o Festival Brasileiro da Cerveja, evento que também vem dando bons resultados e já se destaca no calendário do município. Tanto os empresários da cidade quanto a administração municipal precisam encontrar formas de se unir, gerar sinergia e incentivar investimentos no setor, ampliando a oferta de lazer, gastronomia e entretenimento.

Blumenau precisa oferecer mais opções para a pessoas passarem mais tempo e gastarem mais na cidade e na região. Belezas naturais, qualidade de vida, cultura e disposição para trabalhar certamente não faltam por aqui. É só uma questão de foco, planejamento, meta e resultado. É só uma questão de querer de verdade e trabalhar duro para isso. 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal