Análise em Foco > Personalidade
VOCAÇÃO PARA INOVAR E OUSAR ESTà NO DNA DO ANÃLISE EM FOCO
Segunda-Feira, 26 de Abril de 2010

Enquanto ainda era gestado, antes mesmo de entrar na Web, em julho do ano passado, o portal Análise em Foco mirava em dois objetivos muitíssimo bem definidos: inovar e ousar.


As pessoas que trabalhavam na formulação do projeto sabiam que, se fizessem algo semelhante ao que já se vem fazendo aqui na Web, dificilmente lograriam êxito. Era preciso inovar, ousar nas estratégias, tomar decisões com um misto de equilíbrio e agressividade.


E foram estas características, pressupomos, que levaram o portal a colher os resultados que vem colhendo ao longo de 2010. Primeiro, fomos ao Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), no último dia 20 de março, com uma equipe de quatro profissionais: fotógrafo, colunistas de moda e editor. Nossa meta era descrever o desfile, mostra-lo em detalhes ao internauta, em primeira mão e com qualidade ímpar.


Levamos ao ar, ou melhor, à Web, imagens e sons do evento, com exclusividade, antes mesmo que ele chegasse ao fim, fazendo cobertura em tempo real e exclusiva, exaustivamente planejada e executada.


Encarar tal exercício para todos foi um teste. Queríamos saber até a onde poderíamos ir, e ficamos satisfeitos com o resultado. Descobrimos que já podemos cobrir eventos relevantes, com profissionalismo, agilidade e um olhar mais diferenciado. As limitações existem, e as reconhecemos, mas não as deixaremos impedir a produção de conteúdos únicos, que você só encontrará aqui.


A produção de conteúdo único foi também o que buscamos cobrindo a última enchente. Enquanto se falava apenas em elevação do nível do rio Itajaí-Açu e possibilidades de alagamento em Blumenau, mostrávamos que, na rua 1º de Janeiro, com o Itajaí-Açu a 6,5 metros, uma residência e um campo de futebol já estavam embaixo d´água. Registramos o fato com fotos e vídeos exclusivos, em tempo real.


Embora com qualidade limitada pelas circunstâncias em que foram obtidas, as imagens flagram realidade indiscutível e irrefutável: velocidade dos alagamentos pode surpreender em Blumenau. 


Houve até quem nos chamasse de sensacionalistas, e a opinião do leitor é sempre motivo de reflexão. Mas, em última instância, analisamos que, na verdade, mostramos um fato de relevância inquestionável: Blumenau já tinha áreas urbanas submersas com o Itajaí-Açu abaixo dos sete metros. É preciso pensar nisso, rever as cotas de inundação, se for o caso.


Desafio para autoridades competentes, mas que precisa ser encarado. A resposta da Defesa Civil, que, desta vez, foi bem mais rápida do que em 2008, merecendo até reconhecimento, precisa ser ainda mais veloz.


No domingo, por volta de 13h, quando o Itajaí-Açu já passava dos cinco metros, telefones da Defesa Civil ainda tocavam sem atendimento, na central do órgão.


Se, na prática, sabe-se que, entre seis e sete metros o rio já começa a afetar algumas áreas, não seria o caso de antecipar cotas de alerta, evacuação e abertura de abrigos? Afinal, quando a meteorologia resolve trair a previsão dos especialistas, como aconteceu em 2008, o tempo é moeda escassa para os órgãos responsáveis pela prevenção de desastres.


Por isso o sensacionalismo não foi, em momento algum, nosso objetivo. Apenas mostramos um fato: área urbana da Rua 1º de Janeiro é inundada abaixo dos sete metros. Há pessoas naquele lugar, morando inclusive. Estamos assumindo nosso papel, que também é vocação, de contribuir para a análise e a interpretação dos fatos mais relevantes do noticiário.


Na verdade, é nosso principal compromisso com o leitor e internauta, assumido publicamente, desde o nosso lançamento. Não podemos nos furtar a cumpri-lo. 


E acreditamos que o leitor esteja entendendo e aprovando nossa conduta. Atingimos, nesta segunda-feira (26), recorde de audiência, registrando quase 1,5 mil IPs diferentes entre os visitantes. Considerando as diferentes visitas feitas por mesmo IP, estimamos ter passado, pela primeira vez, dos 2 mil acessos diários.  


Por já ter marca identificada, cremos ter então a credibilidade necessária para estimular nossos leitores a acessar os conteúdos do portal após as atualizações.


Portanto, caro e estimadíssimo leitor, nós trabalhamos para você, apenas para você. Sequer temos razão para existir sem tê-lo conosco. Não esquecemos nunca disso.


Rodrigo Pereira, coordenador Editorial e Administrativo do Análise em Foco.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal