Análise em Foco > Personalidade
LEITOR REBATE OPINIÃO DO PORTAL E DEFENDE: ÃRVORES DA BEIRA RIO DEVEM FICAR EM PÉ
Segunda-Feira, 14 de Junho de 2010

Na semana passada, o Análise em Foco publicou editorial (leia) opinando e se posicionando em relação a eventual corte de árvores na reurbanização da Avenida Beira Rio, em Blumenau.


Com argumentos inflamados, bem articulados e incisivos, leitor do portal enviou comentário com posicionamento diametralmente oposto. Para o gerente de negócios Leandro Karasinski, que mora em Blumenau, não se deve cortar mais nenhuma das árvores da Beira Rio para reurbanizá-la.


Ele cita como exemplo avenida da Savassi, região próxima ao Centro de Belo Horizonte (MG), onde morou por um ano. Sugere que em Blumenau o projeto de reurbanização da Beira Rio deva ter direcionamento semelhante ao do logradouro mineiro (nas fotos, enviadas pelo leitor).


O comentário de Karasinski, que até já havia sido publicado, vem agora para a Capa, onde ganha o destaque que merece. Primeiro, por fazer o necessário contra-ponto à nossa própria opinião; segundo, porque a interatividade com o leitor, para nós, é o melhor momento da produção editorial rigorosa e apurada do Análise em Foco.


Afinal, este portal nasceu, há pouco menos de um ano, com o objetivo de renovar o formato de jornalismo que se pratica por aqui, conforme tendências que se precipitam cada vez mais rapidamente. E, neste novo formato, a análise e a opinião ganham papel de destaque, tanto quanto a interatividade.


E interatividade só se consegue com a participação do leitor e internauta, que, aqui, é recebido com tapete vermelho e tem voz ativa. Uma voz que já chega a quase 2 mil pessoas por dia.


Assim, juntos, Equipe Análise e você, leitor e internauta, vão fazendo o melhor portal de análise e opinião da Web, que fica a cada dia melhor, mais consistente e interativo. Essa é a comunicação do futuro, que aqui já é presente. Aproveite, e venha interagir. Concordando ou discordando, sua opinião é fundamental, é parte deste DNA


A seguir, o comentário enviado ao portal pelo leitor Leandro Karasinski (leandro.karasinski@gmail.com):


MANUTENÇÃO DAS ÃRVORES É QUE DEMONSTRARIA CAPACITAÇÃO TÉCNICA, NÃO CORTE


Permitam-me discordar totalmente do seu editorial, defendendo o corte das árvores na Beira-Rio. Não se faz necessário o corte de nenhuma árvore. Pergunto: por que esperar 20 ou 30 anos para ter novamente o que já temos hoje?


Podemos, sim, alterar o projeto da reurbanização para que ele contemple todas as árvores hoje existentes.


Sugiro que visitem Belo Horizonte (MG), ali pela Savassi, talvez melhorem sua percepção de paixão e técnica.


Outro erro mortal neste editorial, é tentar justificar o corte baseando-se em outros problemas de agressão ao ambiente no Vale do Itajaí. Por essa lógica atrapalhada, uma pessoa que não levanta a voz por causa do corte ilegal de palmito, não teria moral, ou razão ou até mesmo direito de reclamar do corte das árvores na Beira-Rio, isso chega a me soar ridículo.


Nossa prefeitura tem sistematicamente erradicado as poucas árvores existentes na cidade. Um exemplo: a frondosa árvore que existia no cruzamento da Alameda com a Rua 7, cortada para dar visão à Casa do Comércio. Ah, sim, replantaram outra no local, um arbustinho que de nada vale e nem se compara com o que existia.


Temos ainda o caso da Humberto de Campos. Ah sim, plantaram outras no local, que de tão boas, até o Stammtisch recusou-se a voltar lá. Deus é testemunha do que os participantes daquele evento sofreram com o sol.


Então, esta desculpa de replantar árvores tem um histórico horrível em nossa cidade. Por isso, deixem aquelas árvores lá e mudem o projeto.


No meu ponto de vista, não cortar as árvores é que exige conhecimento técnico. Já corta-las, isso sim, é que é paixão e incompetência.


Confira mais opinião sobre o assunto na coluna Análise.


 


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal