Análise em Foco > Personalidade
A FESTA VAI COMEÇAR, E A QUALIDADE DELA TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ
Terça-Feira, 05 de Outubro de 2010

Foliões de todo o Brasil, uni-vos: vai começar a maior festa da tradição germânica nas Américas. A partir desta quinta-feira (7), a Oktoberfest fará de Blumenau a capital continental da alegria, da diversão e da cultura, unindo centenas de milhares de festeiros, vindos de todo o Brasil e também do exterior.


E, como sempre, deverá ser uma festa ainda melhor que a anterior. Pois, a cada ano, a organização do evento vai evoluindo e melhorando cada aspecto, seja para corrigir erros do passado ou oferecer novidades aos visitantes.


Para este ano, as duas coisas vão ocorrer. No repertório do evento, uma novidade que promete: as novas músicas-tema da 27ª Oktoberfest, escolhidas através de um concurso do qual participaram 11 bandas de Santa Catarina. Três canções diferentes foram selecionadas e serão executadas nos pavilhões da Vila Germânica.


Na logística de acesso ao Parque, outra mudança importante: o número de guichês para venda de ingressos praticamente dobrou, passando de 30, em 2009, para 44, este ano. Fora os 40 diferentes pontos que já fazem a venda antecipada dos ingressos. Em  estabelecimentos comerciais e agências da Blucredi em Blumenau e Vale do Itajaí, os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos pelo preço de tabela – confira endereços e locais de venda em www.oktoberfestblumenau.com.br. Uma medida importante para amenizar pressões sobre a bilheteria e diminuir as filas.


A venda de bilhetes virtuais pela internet também será um diferencial que pode fazer diferença. Você acessa o site www.zetks.com.br, compra pelo cartão, recebe um código de barras pelo celular e entra na festa sem estresse nenhum. Paga R$ 1,95 pelo serviço, fora o preço do ingresso, que é de R$ 15,00. Meia entrada também paga só meia taxa de serviço do Zetks. Vale a pena, considerando as vantagens e o conforto da opção.


MUDANÇA MAIS IMPORTANTE, CONTUDO, PRECISA VIR DE VOCÊ


A mudança mais importante para a melhoria das condições de acesso à festa, contudo, vem de você, que gosta da Oktoberfest e vai aos pavilhões da Vila Germânica para comer, beber e se divertir ao som de muita música e gastronomia farta.


Trata-se de uma mudança de costume, de hábito: comprar ingresso com antecedência. Faça isso, seja nos postos de venda antecipada, seja pela internet. Não deixe para adquirir os bilhetes só na hora da festa. Comprando antecipadamente, você estará garantindo mais conforto para você e para todos que vão ao evento.


Tome logo a decisão de ir a esta grande celebração da tradição germânica, não espere o clímax da folia contagiar você para correr às bilheterias. Poderá ser tarde demais. Afinal, o desprazer e o desconforto da espera na fila podem arrefecer seu ânimo para a festa.


O presidente da Vila Germânica, contudo, sugere mais paciência a quem espera na fila: 


– A aversão do brasileiro a filas é um pouco cultural, pois, na Europa, as pessoas as encaram com maior naturalidade. Os europeus fazem fila para o metrô, por exemplo, sem reclamar - pondera Norberto Mette.


A observação de Mette é pertinente, mas o fato é que a organização da festa fez sua parte e, se os foliões  também fizerem a sua, comprando ingressos antecipadamente, a qualidade do evento ficará ainda melhor. Pois, se ele pode ser bom mesmo com filas, imagine sem elas?      




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal