Análise em Foco > Personalidade
PESQUISA MOSTRA QUE 81,2 % DOS BLUMENAUENSES OPTAM PELA WEB NA HORA DE SE INFORMAR
Segunda-Feira, 13 de Dezembro de 2010

Que os meios eletrônicos suplantariam os impressos num ritmo acelerado e irreversível, já se sabia, e foi exatamente por isso que acreditou-se e investiu-se bastante no projeto Análise em Foco. Há um ano e meio, o melhor portal de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web entrava na rede em busca de um mercado que, apontavam estudos, não pararia mais de crescer.


O que surpreendeu foi a velocidade deste crescimento. Hoje, em Blumenau, a internet já é o segundo meio de comunicação na preferência de quem consome informação e outros conteúdos editoriais. De acordo com pesquisa feita pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Web ultrapassou veículos tradicionais, como a revista, o jornal impresso e o rádio, ficando atrás apenas da televisão na disputa pela audiência do blumenauense.


A diferença que a separa da TV – 12,7% – e o ritmo com que vem crescendo, contudo, permitem crer que, num futuro não muito distante, a internet obterá a liderança entre as mídias e conquistará um reinado que é da TV há mais de 50 anos.


O meios impressos, por sua vez, tendem a reduzir sua audiência a níveis residuais. A Era de Gutemberg, na verdade, está com os dias contados, e a prensa rotativa, que revolucionou a comunicação na idade moderna, entrará para a posteridade. Com o advento da mídia digital, bem mais rápida, limpa e acessível, papel e tinta serão coisas do passado, sem mais nenhuma razão para existir. 


FOCUS 2010 MOSTRA QUE CREDIBILIDADE Jà É MARCA DA INTERNET


O Projeto Focus 2010 ouviu 384 pessoas, de 22 bairros diferentes de Blumenau, entre outubro e novembro deste ano. Na imagem acima, você confere alguns dos números levantados pela pesquisa da Furb, que sondou os hábitos de mídia do blumenauense.


Chama a atenção também o elevado índice de credibilidade que a Web já conquistou junto ao consumidor de informação. Ao serem perguntados sobre qual meio de comunicação é mais confiável, os entrevistados mais uma vez colocaram a internet em segundo lugar, atrás apenas da TV, ultrapassando o jornal impresso, que já foi o grande baluarte da confiança do leitor.


Neste mesmo quesito, a revista impressa aparece em último lugar.


O desinteresse do consumidor pelo jornal impresso fica evidente quando a pergunta é: em sua casa há assinatura de jornal impresso?  76,3% dos entrevistados responderam que não.


CONSUMIDOR QUER CONTEÚDO ABRANGENTE, E NÃO LOCALISTA


Outra constatação importante da pesquisa mostra que a visão do ultra-localismo, segundo a qual o consumidor de informação estaria cada vez mais inclinado a privilegiar  o conteúdo local, está equivocada. Quando perguntados sobre quais assuntos costumam procurar nos meios de comunicação, 73,2% dos entrevistados responderam que procuram temas locais;  52,2% disseram que motivam-se mais com os conteúdos nacionais e 36,6% afirmaram apreciar a cobertura internacional.


Ou seja, a audiência procura interar-se sobre tudo que é relevante num só veículo, que precisa ser o mais abragente e completo o possível.


Esta é a constatação que mais motivou às pessoas que fazem e investem no AEF. Afinal, a proposta do portal é justamente esta: oferecer conteúdo mais completo e abrangente para leitores e internautas, de forma a obter a maior média possível de satisfação da audiência. Para isso, oferece conteúdos locais, nacionais e internacionais, dentro de uma proporção bastante semelhante à detectada pela pesquisa da Furb.


Isso contrariava interesses e tendências artificiais de pensamento quando o Análise em Foco era formulado e lançado da Web. Mas a razão e a ciência nos iluminavam o caminho, como fica agora comprovado, e a ousadia que nos motivava agora se cristaliza em uma realidade materialmente constatada.


E assim, mais uma vez, quem ganha é você, leitor e internauta, que hoje tem acesso a um veículo gratuito, completo e diferenciado. Coisa da tecnologia, do espírito empreendedor e da vocação visionária de um povo acostumado a sair na frente, a estar sempre na vanguarda. Isso é Blumenau, isso é inovação, isso é AEF.


A conquista, no entanto, é toda sua. Aproveite. Acesse.


    




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal