Análise em Foco > Personalidade
“SOU PAPAI NOEL O ANO INTEIROâ€, DIZ JACKSON LUIZ REINHOLD
Sábado, 18 de Dezembro de 2010

Ele tem olhos azuis, lábios grossos e arredondados, bochecha pronunciada e rosa, barriga proeminente e uma barba branca que parece postiça, mas não é. É dele mesmo, Jackson Luiz Reinhold, o Papai Noel oficial de Blumenau, escolhido através de um concurso público. A quem duvidar de que a barba seja dele mesmo, ele prova, puxando-a com força e levantando até a pele.


Jackson poderia mesmo ser um Papai Noel de verdade. Difícil, até para um adulto, acreditar que ele não seja, tamanha a convicção e a paixão com que este motorista particular, de 40 anos, vive o personagem do Bom Velhinho. Parece até incorporar, espiritualmente, a figura do bispo Nicolau, que deu origem à lenda do Papai Noel.


Quem visita a casa de Jackson, ou melhor, do Papai Noel, montada na Vila Germânica para as celebrações oficiais do Natal em Blumenau, acaba sentando para conversar. E no trono dele, pois o Papai Noel blumenauense prefere sentar-se em uma cadeira mais humilde, deixando para as visitas o enorme assento vermelho, grande e largo, com um encosto alto e arredondado.


– Você precisa estar no mesmo nível das crianças para deixa-las mais à vontade com o Papai Noel – ensina Jackson.


As crianças menores se assustam, como é normal; as maiores querem tirar fotos e dar beijinhos na bochecha rosada do Bom Velhinho, enquanto os adultos deixam-se encantar pela naturalidade, simpatia e receptividade do Papai e da Mamãe Noel, sempre sorridente, sentada ao lado dele, pronta para o bate-papo.


ACIDENTE DE AUTOMÓVEL PRECIPTOU CARREIRA DE PAPAI NOEL


E tudo começou com um trágico acidente de automóvel, sobre o qual Jackson sequer gosta de falar. Para ajudar uma pessoa ligada ao episódio fatídico, ele começou a fazer biscates remunerados como Papai Noel, e nunca mais parou. Descobriu que sentia-se um Papai Noel de verdade.


– Sou Papai Noel o ano inteiro – afirma, falando seriamente.


Só a roupa e os trabalhos de Papai Noel, esclarece, ficam para dezembro.


– Trago na essência esta vocação, faço mais por prazer do que por dinheiro, pois gasto quase tudo o que ganho no Natal.


Papai Noel, ou melhor, Jackson, explica que investe bastante no aperfeiçoamento de sua indumentária e de sua performance, comprando livros, roupas e matéria-prima para fazer ele próprio alguns de seus adereços, como a fivela do cinto, entornada manualmente por ele mesmo, a partir de material metálico.


Quem for à Vila Germânica, portanto, precisa passar pela casa do Papai Noel. Vai ser um dos melhores momentos da visita ao parque, que tem também uma feira de artesanatos natalinos e uma exposição das alegorias usadas nos desfiles de Natal deste ano.


E ali mesmo, na entrada do Setor 3 da Vila, é possível encerrar o passeio tomando um chope gelado, comendo uma batata recheada e ouvindo música alemã tocada ao vivo. Programa imperdível, para blumenauenses e turistas. Aproveite.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal