Blumenau entra em uma nova era da mobilidade urbana neste domingo. Com a ativação do primeiro corredor exclusivo para ônibus, no Centro da cidade, restarão, para quem trafega de carro, apenas três das quatro pistas da avenida 7 de Setembro. O trânsito na região central, já caótico e esgotado em alguns horários, ficará ainda pior. Atravessar o municÃpio, que não tem anéis viários periféricos ligando suas diferentes regiões, será um pesadelo na hora do rush, para quem não abre mão de usar o automóvel.
Em novembro do ano passado, o Análise em Foco abordou o tema e posicionou-se favoravelmente à implantação dos corredores exclusivos para ônibus – clique aqui e confira o editorial publicado em 2010.
Não há saÃda. Para resolver o problema da mobilidade urbana no municÃpio, é preciso melhorar a qualidade do transporte público e incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e embarcar em um ônibus. Será mais barato e civilizado do que investir somente em pontes, túneis, viadutos, elevados e ligações viárias, que consomem bilhões em investimentos e hectares em devastação ambiental.
Por isso a opção feita pelo poder público, em Blumenau, é sensata e bem vinda. Vai de encontro às tendências mais modernas, civilizadas e sustentáveis de desenvolvimento urbano.
Precisará, contudo, ser complementada com demais medidas de melhoramento da qualidade do sistema, como a climatização dos veÃculos e a redução da lotação, por exemplo.
Caso o poder público siga fazendo a sua parte e melhorando o sistema, a sociedade também precisará fazer a sua, trocando o carro pelo ônibus e aderindo ao transporte coletivo.
Se ambos cumprirem seu papel, ganharemos todos, pois teremos uma cidade pouco congestionada, mais confortável e menos poluente. Que o processo siga adiante, então.