Análise em Foco > Personalidade
APÓS DIAS DE ABANDONO, EQUIPAMENTO TURÃSTICO É RECUPERADO EM BLUMENAU
Segunda-Feira, 14 de Março de 2011

Quando um veículo de comunicação aponta falhas e cobra ações do poder público, tem como objetivo estimular avanços de gestão e de qualidade de vida para a sociedade na qual está inserido. Criticar gestores públicos, quando feito de forma responsável, justa e equilibrada, significa contribuir para o funcionamento da máquina pública, para a saúde e o equilíbrio do sistema institucional. Este é o grande papel da imprensa: vigiar e tornar pública cada ação de quem cuida daquilo que, na verdade, é de todos.


Ao gestor público, por sua vez, cabe identificar a crítica leal e honesta, separando-a dos ataques gratuitos e muitas vezes desleais da imprensa marrom, que deve, sim, satisfação e reparo por eventuais erros e danos cometidos. Quem critica de forma justa e equilibrada, por outro lado, merece respostas igualmente justas e equilibradas de quem cuida da máquina pública.


Essa conjunção de fatores que tanto prestigia o ambiente democrático e muito contribui para a solidez institucional deu-se há pouco mais de um mês em Blumenau, quando o Análise em Foco mostrou como o Relógio das Flores, na Praça Vitor Konder, estava mal cuidado e com ares de abandono, deixando mais feio o Centro da cidade (clique aqui e confira). E em plena safra do turismo, durante a Sommerfest, entre fevereiro e janeiro.


A crítica foi reconhecida â€“ e num momento em que o poder público tem trabalhado em frentes de trabalho até mais importantes e volumosas do que esta, ressalte-se. O departamento de Serviços Urbanos foi acionado e o Relógio das Flores recuperadoPois, mesmo tendo relevância modesta no rol de prioridades do município, é equipamento consolidado e diferenciado no layout blumenauense.  


Recuperado e restabelecido, ele agora está à espera apenas da boa vontade de São Pedro, para voltar a florir e encantar blumenauenses e turistas. As flores foram replantadas em número bem superior ao anterior, mas o tempo ruim dos últimos dias, além de trazer mais transtorno e prejuízos ao Vale, também deixou as plantas sem vigor para exibir suas pétalas coloridas e exóticas (na foto acima).


Mas por São Pedro se espera, não há o que fazer. Já a ação do poder público deve ser precipitada, estimulada, provocada. É papel da sociedade e seus organismos – como a imprensa – cobrar iniciativa de seus representantes no poder. Estes, no exercício de sua função, devem acolher esta cobrança e trabalhar para dirimi-la.


No caso da recuperação do Relógio das Flores, portanto, tem-se mais do que uma iniciativa cobrada pela sociedade e respondida pelo poder público. Tem-se o indicativo simbólico de uma postura sadia, e isso é o que mais interessa na relação entre representantes e representados. Parabéns por hora, então, senhores homens públicos. Mas seguimos vigilantes, e voltaremos à cobrança em breve. Fiquem atentos, pois nós estamos.  




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal