Análise em Foco > Personalidade
FITUB DÃ AOS BLUMENAUENSES A OPORTUNIDADE QUE ELES ESPERAM O ANO TODO
Sexta-Feira, 15 de Julho de 2011

Nesta sexta-feira (15), o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) traz a  Ãºltima apresentação da Mostra Universitária Nacional, às 21h, no Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes. Sobem ao palco atores de uma montagem teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Às 16h, no Pequeno Auditório do TCG, como parte da ação Teatro na Escola, acontece a apresentação da peça O Homem do Banco Branco e a Amoreira, da Minha Nossa Cia de Teatro, de Curitiba – PR.


No sábado (16), a partir das 20h30, fechando a 24ª edição do Fitub, o Grupo Pé Sujo, dos alunos do bacharelado em Teatro da Furb, apresentam “Cinco ou seis coisas que eu seiâ€, espetáculo baseado nas formas do teatro popular brasileiro. A apresentação será no Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes, com entrada franca.


Confira mais sobre o Fitub no Panorama Cultural do Análise em Foco.


OPINIÃO DO PORTAL


Em uma cidade que recebe grandes elencos teatrais duas ou três vezes por ano, no máximo, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) é um evento ímpar. Assistir a peças de teatro com universitários-atores de todo o Brasil e também do exterior é oportunidade a ser comemorada pelos blumenauenses que gostam desta forma de expressão artística, uma das mais antigas criadas pelo homem.  


Neste contexto, a realização do Fitub é mais uma dentre as tantas contribuições da Universidade de Blumenau (Furb) para a cidade e a região. Afinal, é preciso ter uma marca forte, consolidada e reconhecida no mercado para realizar, com sucesso, um evento deste porte. Trupes de diversos estados do Brasil e de outros países desembarcam na cidade e unem-se aos artistas locais e aos estudantes de teatro da Furb, ocupando hotéis, lotando estabelecimentos comerciais e, sobretudo, dando aos blumenauenses ótimos motivos para ir ao Teatro Carlos Gomes.


Se ao longo do ano Blumenau reclama por não ter opções do TCG, durante o Fitub é preciso organizar a agenda para assistir a todos os espetáculos. E o que é melhor: a um preço justo (R$ 14,00).


Por isso, para ser justo também, o blumenauense deve ir ao teatro e prestigiar o Fitub. É oportunidade única para quem gosta desta forma de expressão artística. E para quem, de repente, nem sabe ainda que gosta.


Quem aprecia teatro – e arte, em geral – não pode deixar de ir ao TCG nos dias de Festival. Se não for, que não reclame depois, quando o palco principal do Carlos Gomes ficar vazio boa parte do ano.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal