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DECISÃO ESTà TECNICAMENTE CORRETA, GARANTE ESPECIALISTA
Quinta-Feira, 05 de Novembro de 2009

O tema relativo à proibição da circulação de ônibus intermunicipais nas vias do Centro de Blumenau tem repercutido na mídia e suscitado bastante discussão, com um enfrentamento entre o poder público e os operadores e usuários dos serviços. Neste contexto cabe uma série de esclarecimentos, sob uma ótica técnica e imparcial, em relação ao tema.


A cidade de Blumenau, com o constante crescimento da população e aumento da necessidade e desejo de mobilidade de pessoas e produtos, com o consequente aumento da frota de veículos – combinado com áreas urbanas já bastante adensadas e limitações na expansão das vias públicas – leva a um cenário de saturação e colapso do fluxo de veículos em algumas vias.


E estes congestionamentos, presentes na maioria das cidades de médio e grande porte do Brasil e do mundo, implicam em custos crescentes, em termos de atrasos de veículos e pessoas, poluição ambiental, gasto de combustível, desgaste de equipamentos, acidentes de trânsito, níveis de stress, etc.


Por outro lado, a expansão da oferta de infraestrutura do sistema viário urbano, dada uma série de limitações de ordem econômica, ecológica e de espaço físico, muitas vezes não consegue acompanhar o ritmo do crescimento urbano e da motorização. Assim, um sistema de transporte público urbano, com um grande número de usuários, permite uma redução significativa dos congestionamentos de veículos nas vias urbanas, com conseqüente redução dos custos acima citados.


Ou seja, o transporte público urbano torna-se essencial para a preservação e revitalização das áreas urbanas, representando um serviço vital, com enorme impacto e significado social.


Uma política pública que tenha como um dos objetivos o aumento da demanda pelo transporte público, deve implementar uma série de ações visando uma melhor qualidade, eficiência e segurança. Desta forma, a implantação do corredor (faixa) exclusivo de ônibus, ligando os terminais Aterro e Fonte, vem contribuir de forma significativa para uma melhora do sistema de transporte público em Blumenau.


Com a implantação do corredor exclusivo, a circulação de ônibus intermunicipais, fora destes corredores, representaria um retrocesso do ponto de vista da engenharia de controle de tráfego. Portanto, a decisão de proibir a circulação dos ônibus intermunicipais nas vias do centro de Blumenau – com exceção dos ônibus fretados (caso de estudantes que se deslocam à Blumenau), que cumprem trechos mais longos e não param em tantos pontos –  mostra-se uma decisão tecnicamente correta, de encontro ao interesse coletivo.


Dentro de um contexto de região metropolitana, caso de Blumenau e vizinhos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), a integração do transporte coletivo é tema recorrente. Num cenário integrado, os ônibus intermunicipais fariam o papel de alimentadores do terminal urbano mais próximo. Caso, por exemplo, do terminal Aterro para os ônibus intermunicipais de Pomerode, Indaial e Timbó. Entretanto, esta integração além de física também teria de contemplar a integração tarifária, sem necessidade dos usuários intermunicipais pagarem tarifa adicional.


Vale ressaltar que compete ao governo municipal legislar sobre o transporte público dentro do município e ao governo estadual legislar sobre o transporte intermunicipal, o que pode gerar uma série de conflitos em relação à integração. Cabe assim, uma conjunção de esforços dos poderes público municipal e estadual para viabilização de um sistema integrado de transporte coletivo na região de Blumenau e municípios vizinhos. A integração está de encontro com as necessidades da população e sintonizada com as diretrizes do Ministério das Cidades e políticas públicas dos países desenvolvidos.


 


Por Luiz Alberto Koehler, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da Universidade Regional de Blumenau (Furb), com doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas. Atua como pesquisador na área de operação e controle de sistemas de transporte público.


 


 




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