Análise em Foco > Personalidade
PETISTA RECONHECE PRÉ-CANDIDATURA DE COLEGA, MAS LEMBRA RELEVÂNCIA DAS SONDAGENS
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011

Ela era “apenas†a esposa do então prefeito Décio Lima (PT), que governou Blumenau entre 1997 e 2004. Aos poucos, foi aproveitando as oportunidades da vida pública e ganhando o próprio espaço, até consolidar carreira solo e efetivar-se na política.


Em 2006, elegeu-se deputada estadual, com 36.989 votos. No ano passado reelegeu-se, com 47.442 votos (29.618 em Blumenau). Na Assembleia Legislativa, tornou-se peça importante da oposição, mas com uma linha de atuação mais sóbria, sem tantas hipérboles gratuitas de ataque ao governo, por exemplo.  


Na última pesquisa eleitoral (Mapa/RBS), apareceu em primeiro lugar na corrida para a prefeitura de Blumenau, com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, colocando-se definitivamente na linha de frente do PT para 2012.


– A deputada Ana Paula vem mostrando força nas pesquisas e é evidente que isso faz dela uma opção do partido para o ano que vem – observa o presidente do PT em Blumenau, Jeferson Forest.


Ela é Ana Paula de Souza Lima, que deu a seguinte entrevista (a quinta de uma série especial com pré-candidatos a prefeito de Blumenau – clique aqui, aqui, aqui e aqui para conferir as anteriores) para o Análise em Foco:


Análise em Foco - A Sra. deseja concorrer à prefeitura de Blumenau no ano que vem?


Ana Paula Lima: Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar você (Rodrigo Pereira, editor do AEF)  e todos os leitores do Análise em Foco, que bem representa essa nova forma de comunicação que são as mídias digitais.


O Partido dos Trabalhadores já administrou a cidade de Blumenau por oito anos, de 1997 a 2004, realizando um governo que marcou a história da cidade, com obras e programas que mudaram para melhor a vida do nosso povo. Não se trata de desejo ou ambição pessoal minha, do Décio ou do vereador Vanderlei disputar a eleição de 2012. Temos um compromisso com Blumenau, acumulamos experiência administrativa e a candidatura do PT representará essa visão de cidade e um projeto de desenvolvimento que contemple todas as pessoas.


AEF - Em recente entrevista para o Análise em Foco (clique aqui e confira), o vereador Vanderlei de Oliveira deixou claro que quer ser ele o candidato do PT no ano que vem. Denota, com isso, que só não haverá disputa interna se a Sra. abrir mão da pré-candidatura, em nome do consenso. Pretende fazer isso?


Ana Paula: O vereador Vanderlei é uma liderança importante do PT, representa a oposição ao governo e tem se mostrado extremamente competente na fiscalização, apontando uma série de problemas que a atual gestão da prefeitura de Blumenau não deu respostas para a sociedade. Temos com o Vereador Vanderlei uma relação de amizade de mais de 20 anos e entendemos que ele tem todo o direito de pleitear ser candidato a prefeito. Essa decisão será tomada pelo Partido no momento adequado, com respeito às regras internas, sempre levando em consideração o desejo do nosso eleitorado.


AEF - O PT é a grande força de oposição no município, mas, se chegar dividido à eleição, pode comprometer sua força. Como evitar que isso aconteça, ante à polaridade pré-eleitoral vigente neste momento?


Ana Paula: Não existe nenhum tipo de divisão, o PT estará, como sempre esteve, unido no processo eleitoral de 2012.


AEF - A Sra. liderou pesquisa eleitoral (Mapa/RBS) recente. Esta mesma pesquisa, contudo, mostrou que 8 em cada 10 eleitores blumenauenses ainda não têm ideia de em quem irão votar. Conclui-se, assim, que o pleito será disputadíssimo, e que os números de hoje poderão ser outros amanhã. Neste contexto, considerando ainda os aspectos negativos e positivos da atual gestão, quem levará vantagem na disputa pelo eleitor, em 2012: situação ou oposição?


Ana Paula: O PT apresentará uma candidatura forte e viável eleitoralmente, naturalmente representamos a oposição e a insatisfação da população com o atual governo é sentida em todas as regiões da cidade. Os números da pesquisa RBS/Mapa demonstram que o nosso trabalho como deputada é reconhecido pela sociedade.


AEF - Sabe-se que a atual administração municipal goza de boa sintonia com o PIB blumenauense e que o pré-candidato da situação pode herdar esta boa relação. Isso pode traduzir-se em maior vigor e econômico na campanha, por razões óbvias. Esta realidade pode ser uma desvantagem competitiva para o PT na próxima eleição?


Ana Paula: o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma deram o tom da gestão do PT em nível nacional. Em nenhum outro governo o empresariado conseguiu alcançar os níveis atuais de desenvolvimento, gerando empregos e riquezas com distribuição de renda. O projeto do PT para a prefeitura de Blumenau contempla todos os setores da sociedade e queremos ter uma ótima relação com o empresariado.


AEF - Em sua opinião, o cenário político nacional, envolvendo a queda de ministros de um lado e a postura firme da presidenta Dilma do outro, vai interferir de forma positiva ou negativa no âmbito local?


Ana Paula: A Presidenta Dilma tem se mostrado firme e irredutível na condução do País. Tenho a certeza que o trabalho do governo federal está sendo reconhecido em nossa cidade, todas as pesquisas indicam isso. Praticamente todas as obras anunciadas pela prefeitura têm recursos federais e tenho certeza que temos condições de atrair ainda mais recursos pra a resolução dos problemas da cidade.


Aproveito esta entrevista para desejar a todos os blumenauenses um ótimo Natal e um 2012 ainda melhor.


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal