O processo de solidificação do Análise em Foco surgiu bem antes de seu lançamento. Em 2007, uma consultoria de porte internacional, contratada a um custo nada módico, estabelecia algumas diretrizes do que estava acontecendo com o mercado de mÃdia digital na Europa e nos EUA. Mostrava como veÃculos consagrados há décadas pela mÃdia impressa estavam formatando operações digitais e fortalecendo o departamento comercial destas.
Hoje, por exemplo, quem acessar o francês Le Monde ou o espanhol La Vanguardia verá que a publicidade está presente de forma ostensiva e inovadora em suas versões virtuais – o Le Monde está usando um modelo único de “empacotamento†publicitário do veÃculo, que virou uma espécie de “miolo†do anunciante (veja na imagem acima), enquanto o La Vanguardia colocou o espaço publicitário como primeira página do portal (o dispositivo depende do navegador utilizado pelo internauta).
Foi a visão antecipada deste fenômeno, portanto, que motivou um grupo de profissionais de comunicação e investidores a apostar na criação de um veÃculo único, inovador e diferenciado, como o Análise em Foco , financiado por publicidade online e com acesso gratuito ao melhor conteúdo de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Uma decisão que beneficiou, e muito, a você, caro e estimadÃssimo internauta, que hoje pode entender melhor a notÃcia, traduzida aqui em nÃvel de excelência e exclusividade. Aproveite, são os benefÃcios trazidos pelo momento de revolução pelo qual passa o mercado de comunicação. Uma revolução sadia, democrática e, sobretudo, reveladora de grandes oportunidades. Bom para nós, bom para você, bom para toda a sociedade. Comemoremos todos, portanto!
Rodrigo Pereira, coordenador Editorial e Administrativo do Análise em Foco