Análise em Foco > Personalidade
A REVOLUÇÃO QUE NÃO PÃRA DE MUDAR A COMUNICAÇÃO
Sábado, 20 de Outubro de 2012

“Revista Newsweek mata edição impressa e fica 100% digitalâ€. Este é o título de matéria publicada esta semana pela revista Exame, do Grupo Abril, em sua versão digital, é claro. A reportagem trata da decisão de um dos mais antigos, influentes e bem sucedidos veículos de comunicação dos EUA, que decidiu abolir sua versão impressa para manter apenas a digital.


Na verdade, a Newsweek, que completa 80 anos em dezembro, só sobreviveu porque foi vendida, a preço simbólico, para um empresário americano que assumiu suas dívidas e, em seguida, uniu-se a um site fundado mais recentemente pela jornalista Tina Brown, o The Daily Beast, que tem 15 milhões de visitas por mês. Não fosse isso, a mundo provavelmente assistiria ao epitáfio de um importante ícone da comunicação em todo o mundo.


Estas transformações profundas no mercado de comunicação dos EUA são reflexo da revolução digital em curso, destacada pelo Análise em Foco no último dia 15 (clique aqui e aqui para conferir). Com o fim da Era de Gutenberg, que marcou uma hegemonia de cinco séculos a fio dos veículos impressos, e o advento da publicação digital, a partir da revolução do silício, a espinha dorsal do processo comunicativo sofreu mutações genéticas sensíveis e agora vem dando origem a novos indivíduos da espécie.


INFORMAÇÃO ABRANGENTE EM CONTEXTO SOFISTICADO


A versão digital da nova Newsweek vai se chamar Newsweek Global.


– Vai ser uma edição mundial única, dirigida a uma audiência formadora de opinião, com alta mobilidade, que quer saber sobre acontecimentos do mundo num contexto sofisticado – disse Tina Brown em comunicado oficial.


Pois bem, caro internauta, esta é exatamente a proposta com a qual o Análise em Foco veio à Web em 2009. Oferecer uma opção de consumo editorial que pudesse atender tanto a demandas locais com às mais abrangentes de consumo de informação. Sabíamos das transformações que estão em curso no mercado de comunicação, então nos adiantamos em criar este ambiente de abrangência e sofisticação que você encontra nas páginas do AEF. Em termos estatísticos, parece que logramos êxito com a proposta, pois, desde o lançamento do portal, há três anos, detectamos diferentes municípios, estados e países entre as cerca de 6 mil visualizações de página que temos diariamente.


PROFUSÃO BLUMENAUENSE DE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS


Além do Jornal de Santa Catarina, do Noticenter e do Análise em Foco, que hoje se destacam no cenário local por terem uma cadência comercial mais pronunciada, Blumenau tem pelo menos uma dezena de outros veículos virtuais com capacidade de gerar audiência, formar opinião ou as duas coisas juntas. Entre eles, destacam-se o Controversas, Sala de Notícias, Blumenews, Nova Blumenau, Informe Blumenau, FolhaBlu (pioneiro do webjornalismo blumenauense), Folha de Blumenau e, claro, o blog do bancário/jornalista amador Jaime Batista da Silva, que virou blogueiro pop com suas fotos e registros de eventos.


Quem ler a biografia do inventor/mago da era digital, Steve Jobs, perceberá que está ocorrendo em Blumenau um movimento semelhante ao que ocorreu no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), durante a segunda metade do século passado, quando eclodiu a revolução dos semi-condutores e dos chips. Em cada garagem, quarto ou escritório de uma pequena cidade, nascia uma empresa voltada para o aperfeiçoamento das tecnologias de informática e computação, em busca do mapa da mina que levaria ao domínio de muitas e muitas mesas em todo o mundo. Desta profusão de aventureiros empreendedores, nasceriam pesos pesados do mercado mundial como Apple, Hewlett Packard (HP), IBM, Microsoft, Intel e outros gigantes da era digital.


Em Blumenau, este fenômeno está ocorrendo no mercado de comunicação, viabilizado justamente pelo que ocorreu na Califórnia de 1950 em diante. Com o fim da Era de Gutemberg e o advento da publicação digital, que democratizou a informação e deu a cada cidadão do Planeta a possibilidade de criar um veículo para se comunicar, terrenos férteis para o empreendedorismo, como Blumenau e o Vale do Itajaí, transformaram-se em um verdadeiro oceano de iniciativas, formado a partir da tsunami digital que invadiu o Brasil nos últimos anos.


É claro que o tempo vai separar o joio do trigo e, de todas estas iniciativas, talvez a menor parte se transforme em empresas vitoriosas e duradouras. Mas que algumas delas chegarão ao Olimpo (embora com menor porte, evidentemente, do que aquelas do Vale do Silício), não resta dúvida.


INOVAÇÃO


O Análise em Foco, por ser o mais inovador de todos nesta volumosa safra de concorrentes, candidata-se com ênfase pronunciada para esta ascensão. No momento em que uniu duas pontas até então distintas da notícia (fato e opinião) num mesmo produto, para construir nova linguagem e estrutura narrativa própria, dentro de perspectivas comerciais consolidadas, o AEF já pensava no enfrentamento desta dura batalha de mercado, que premiará alguns e eliminará outros.


No final das contas, só dependeremos de você, caro e estimado internauta, que aprova ou não nossos conteúdos. Mas que vamos trabalhar duramente e sem medir esforços para mante-lo fiel, disso não resta dúvida. Trabalharemos todos os dias com um único objetivo: oferecer a você sempre o melhor portal de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Um local onde você encontra conteúdo diferenciado, exclusivo e, sobretudo, sofisticado. Aproveite, mergulhe, acesse.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal