Análise em Foco > Personalidade
CAPACIDADE DE TOCAR VOCÊ É A GRANDE INOVAÇÃO DO AEF. MAS NÃO A ÚNICA
Domingo, 21 de Julho de 2013

Perguntar o que o Análise em Foco tem de inovador é mais ou menos como perguntar o que os quadrinhos e animações da Disney tinham de inovação quando começaram a ser produzidos, em 1928. O papel já havia sido inventado há muito tempo, a Prensa de Gutenberg também, assim como o cinema – que recebeu o simpático camundongo Mickey Mouse logo após seu nascimento. A rigor, eram apenas mais algumas tiras de papel e de filme (recém sonorizado), como outras tantas quaisquer que se produzia na época. Sem querer menosprezar a singularidade dos desenhos, deve-se reconhecer o fato de que eles, por si só, não teriam transformado os estúdios da desconhecida Burbank, na Califórnia, no império que dominou Los Angeles e o mundo.


O que, então, teria feito com que as criações de Walter Elias Disney arrebatassem tantos corações e mentes ao redor do mundo? Provavelmente a natureza peculiar de cada personagem, os traços subjetivos de suas personalidades, a capacidade que cada um deles tinha de mexer com o imaginário de quem acompanhava as histórias. Era o conceito, portanto, e não o formato da obra que determinavam sua magia e vocação para o sucesso.


Pois acreditamos piamente que, com o Análise em Foco, pode acontecer exatamente o mesmo. Não são a plataforma que operamos, a linguagem de programação que utilizamos ou a composição gráfica que adotamos nossos maiores diferenciais de inovação – embora, no caso da composição gráfica do AEF, ela seja única, original e própria, em plena era das templates, que, baratas, acessíveis e atraentes, dominaram o mercado de criação de sites, provocando uma uniformização de layouts.


Sem querer fazer da comparação com a Disney uma demonstração de pretensão da nossa parte (afinal sabemos exatamente quais são nosso tamanho e limitações), pensamos que a propriedade mais sedutora de nosso produto, assim como ocorre com os desenhos de Walt Disney, está ligada ao campo da subjetividade. Brota de uma esfera cognitiva da qual são oriundas também as emoções, as singularidades, as idiossincrasias. Acreditamos que mexemos de verdade com as sensações de quem navega pelo portal – pelo menos é isso que nos motiva a trabalhar duro, de duas a quatro horas, às vezes cinco ou seis, em uma única postagem, para que, entre rigorosos e extenuantes processos de redação, edição, publicação, revisão, correção e divulgação, ocorra o menor número possível de erros e o resultado final seja o mais apurado, denso, consistente e exclusivo possível. Se fosse para publicar qualquer coisa, deixaríamos para concorrentes, bem mais qualificados do que nós no ofício da narrativa factual.


Aposta


Foi uma aposta que fizemos na sua inteligência, portanto, caro e estimado leitor, e não na sua burrice, como fazem alguns canais de comunicação. Uma aposta que, pelo jeito, deu mais do que certo. Por isso, embora as transformações que ousamos impor ao texto jornalístico também possam ser percebidas objetivamente (principalmente em elementos de sintaxe, gramática e padrão editorial), é bem provável que as variáveis subjetivas de nossa renovada linguagem sejam as grandes responsáveis pelo caráter inovador do projeto e sua notável ascensão.


É evidente, no entanto, que os traços inovadores do AEF vão muito além disso. A seguir, listamos os aspectos que, em nossa opinião, são os mais proeminentes na concepção inovadora do portal:




  • Num cenário em que players monopolistas abusam do poder econômico para conter o avanço dos concorrentes mais promissores, como o AEF, é preciso muita ousadia, persistência e capacidade de investimento para se manter no mercado e concorrer ao sucesso. Se isso for posto na esfera da publicação digital, então, multiplique as dificuldades de qualquer iniciativa por “n†e tenha a exata noção da grandeza do desafio a que os idealizadores do portal se propuseram. Por isso, este talvez seja o caráter mais inovador do Análise em Foco: acreditar naquilo que parece impossível e somar forças para torná-lo possível.


  • A fusão da parcialidade com a objetividade em doses certas e bem medidas é outro traço inovador do portal. Depois de quase um século impondo à linguagem jornalística o mito da imparcialidade e da objetividade, os meios de comunicação tiveram que rever conceitos e vocações para encarar uma nova realidade midiática, em que a pluralidade e a liberdade de opinião são praticamente plenas. Neste processo, alguns se deram e se darão melhor do que outros. O Análise em Foco, até o momento, parece estar no caminho correto.


  • Ênfase na síntese, e não na profusão de informações. Em vez disponibilizar o maior número de informações simultâneas possíveis a sua audiência, como fazem a maioria dos portais noticiosos, o AEF assume o desafio nada fácil de fazer uma triagem da informação para entregar ao internauta um menu de conhecimento mais depurado, sucinto e objetivo, sem, no entanto, ser reducionista.


  • O uso intensivo de metáforas, antíteses, eufemismos, hipérboles, paradoxos e outras figuras de linguagem, além de elementos ocasionais de literariedade, facilita a compreensão do texto e torna a sua leitura mais intuitiva, dinâmica e prazerosa. É outra característica bastante inovadora do AEF. Entre os congêneres de mesmo porte e projeção, difícil encontrar algum que se arrisque pela mesma praia com igual desenvoltura.


  • Fusão da notícia com a opinião. Geralmente colocados pelos veículos de comunicação como coisas separadas na construção de conteúdo editorial, estes dois fundamentos da linguagem jornalística fundem-se no texto do Análise em Foco, dando ao internauta a possibilidade de consumir informação dentro de um novo padrão de jornalismo e narrativa.


  • Pode-se considerar a miscigenação geográfica dos conteúdos postados (refletida na origem de acessos ao portal) como mais um relevante contorno de inovação do Análise em Foco. Numa época em que muitos players do segmento apostaram na segmentação regional e no ultra-localismo como estratégia de crescimento, o AEF fez justamente o contrário, partindo em busca da abrangência. Em um mundo cada vez mais interligado do ponto de vista cultural, econômico, político e midiático, nossa aposta foi na universalização dos interesses. Assim, misturou-se em doses ponderadas conteúdos locais, regionais, nacionais e até estrangeiros – desde o seu lançamento, o portal registra acessos regulares de internautas residentes em outros países.  


  • Por fim, mais um traço marcante do Análise em Foco, que o difere bastante dos demais veículos de comunicação: oferecer a tradução da notícia, e não apenas a veiculação da mesma. Em uma página específica, é possível encontrar material noticioso, em estilo mais convencional, priorizando a imparcialidade e a factualidade. Em todas as demais páginas, o conteúdo oferecido pelo AEF terá caráter mais analítico e opinativo, buscando oferecer ao leitor e internauta a possibilidade de entender melhor os fatos relatados pela mídia e os acontecimentos do cotidiano. Não que se pretenda, com isso, induzir o pensamento da audiência em qualquer direção. O objetivo é apenas oferecer bases novas de raciocínio, que possam contribuir para a edificação de um pensamento coletivo mais consistente.



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