Análise em Foco > Personalidade
OPINIÃO DO INTERNAUTA É ALENTO ANIMADOR
Domingo, 18 de Agosto de 2013

Quem acessar a página Escreva do Análise em Foco poderá conferir três ótimos artigos enviados por internautas do portal. Eles abordam três temas diferentes e para cada um deles contribuem com ótimos elementos de análise. Aspectos pertinentes e bem observados sobre fatos e acontecimentos que interferem diretamente no dia a dia e no cotidiano de muitos brasileiros e brasileiras (como diria o ex-presidente José Sarney). Os textos foram editados, em pequena medida, pela equipe do portal (para efeito de correções gramaticais e aprimoramento formal), mas o cerne das mensagens é original.  


Observar que no meio social (e acadêmico) sobrevivem indivíduos com boa capacidade para pensar e se expressar, é algo sem dúvida alentador, no atual quadro da educação brasileira, que confundiu a pedagogia da libertação, proposta por Paulo Freire, com uma espécie de pedagogia da libertinagem, em que o aluno faz o que bem entende e o professor ainda é obrigado a aprová-lo. Um alento, aliás, que também veio das ruas, recentemente, através das passeatas que mudaram o Brasil – para melhor. Sendo assim, podemos respirar aliviados ao constatar que ainda temos, sim, cabeças pensantes, a despeito de todo o mal que fizeram para as escolas do país ao longo dos anos.


No caso do artigo enviado pelo internauta Thiago Lucianno Woerne, vice-presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), tem-se a lembrança de um aspecto importante sobre a novela da (até agora frustrada) federalização da Furb: a instalação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau não inviabiliza a continuidade das conversas em torno do assunto. Muitíssimo pelo contrário. A nova vizinhança entre as duas instituições pode até fazê-las dialogar mais, estreitar laços, promover parcerias. Afinal, enquanto a federal trará uma marca e uma visibilidade fortíssima para a cidade, a Furb seguirá ostentando em sua vitrine uma infraestrutura de tirar o chapéu. E, como também lembra Woerne, as 500 vagas que serão oferecidas na região pela UFSC seguirão aquém do que espera e precisa o Vale do Itajaí.


Já o internauta Diogo Virgílio Sartor lembra de um assunto velho mas sempre atual em dias de crise econômica e financeira: o tamanho exagerado do Estado no Brasil. Com o governo pesando demais sobre os ombros da sociedade, o país voltou a patinar na estrada do crescimento, entrou de gaiato novamente na ciranda financeira e agora corre o risco de cair no precipício outra vez. Depois de entregar-se à gastança inveterada e deixar reformas importantes na gaveta (administrativa, tributária, fiscal, política, logística, etc.), como faz desde o fim do Império e a proclamação da República, em 1889, o Brasil deu novamente com os burros na água e agora vai ter que esperar ela baixar para seguir em frente. O mesmíssimo e triste fim de uma manjadíssima novela, que nossos ilustres autores de Brasília insistem em reescrever.


Por fim, o estudante de Jornalismo Jedielson Filipe Rosenbrock relembra o drama da insegurança pública que acomete a cidade e o país. Neste caso, volta-se ao problema anterior: gastando demais com a distribuição de esmolas ao povo e cargos públicos a correligionários, o poder público acaba sem dinheiro para investir em escolas, hospitais e departamentos policiais.


Acesse a página interativa do AEF e confira o que têm a dizer estes cidadãos, conscientes do contexto em que se inserem. Quem sabe o pensamento deles seja também o seu e de outras pessoas também. Como todo pensamento que ganha escala e se torna hegemônico acaba mudando a realidade, quem sabe possamos mudar a nossa também, pensando coletivamente. Pensemos nisso.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal