Análise em Foco > Personalidade
SANEAMENTO TAMBÉM DEPENDERà DE VOCÊ
Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2013

Blumenau está chegando a um momento marcante de sua história. Com a viabilidade de novas ligações à rede de esgoto (hoje 15% das residências têm tubos de coleta passando na frente), o índice de tratamento de dejetos líquidos vai aumentar substancialmente (a meta é chegar a 100%) e o nível de poluição do rio Itajaí-Açu, assim como de seus afluentes, tende a cair drasticamente – para que a despoluição seja completa, contudo, será preciso que demais municípios da bacia também façam sua parte e implantem a coleta e tratamento de esgoto.


Mas vai ser necessário que você também faça sua parte. Primeiro, ligando sua residência ou empresa à rede coletora. Depois, tomando os cuidados necessários para a correta utilização do sistema, implantado para o bem do meio ambiente e da saúde dos cidadãos. Não é a Foz do Brasil, o Samae ou o prefeito quem mais ganha com o serviço de saneamento básico. É a cidade.


Para esclarecer a população, a concessionária do saneamento está distribuindo uma cartilha com instruções de como utilizar corretamente o recém implantado serviço de coleta e tratamento de esgoto. O material traz uma série de definições sobre conceitos relacionados a saneamento (inclusive o que é esgoto) e um alerta importante: jogar resíduos sólidos (restos de comida, hastes flexíveis, lâminas de barbear, absorventes, papel higiênico, preservativos e fios de cabelo, entre os mais comuns) na pia, no tanque ou no vaso sanitário compromete a eficiência do sistema e ainda favorece a proliferação de insetos, como baratas. Estas, além de transtornos, também causam doenças.


Por isso, se você já tem ou está pensando em desenvolver o hábito de se livrar do lixo pelos canos do esgoto (só porque vai pagar pela coleta), pense muito e reveja conceitos urgentemente. Se insistir na ideia, prejudicanrá a si mesmo e a todos os blumenauenses, afinal qualidade de vida é um assunto que interessa a toda a população. Seja civilizado, portanto, e pense no bem de todos, inclusive o seu.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal